,

Frases de reflexão ditas por Buda

Buda

Um pouco da História

De acordo com a filosofia budista tradicional, a palavra “Buda” caracteriza uma categoria de seres iluminados, que conseguiram alcançar a realização espiritual de tornar-se um mestre religioso de toda uma época.

Nos dias de hoje, o termo é usado de forma geral para referir-se ao mestre religioso fundador do budismo, Siddhartha Gautama, que viveu por volta do século VI a.C. Ele foi o último dos “Budas”, que veio de uma linhagem de antecessores tão antiga, que foi perdida no tempo. De acordo com a doutrina da religião, Gautama alcançou sua iluminação enquanto meditava sob uma árvore chamada Bodhi. Foi aí que ele decidiu mudar seu nome para Buda, que em uma tradução livre significa “desperto”.

Buda rejeitava ser considerado como uma forma sobrenatural, como por exemplo, um deus. Entretanto, ele reafirmava sua iluminação espiritual e a libertação que podia oferecer aos demais seres. Dessa forma, Buda ganhou destaque por democratizar a religião.

Segundo Gautama, não existe nenhum ser ou entidade intermediário entre o mundo humano e o divino. Para ele, o Buda serve apenas como um exemplo e que todos os outros seres tem o livre arbítrio de segui-lo ou não. Por conta dessa doutrina de que Buda não é um deus, o budismo é considerado uma religião incomum dentre as demais, por ser não teísta.

Para os budistas, a pureza mental e a correta compreensão dos acontecimentos é a chave para a libertação espiritual. Diferentemente do cristianismo, eles não imploram a sua salvação a uma deidade distante.

Budismo no Mundo

Atualmente, o budismo possui adeptos em vários países. Mas os que se destacam e possuem mais seguidores são:

  • Índia;
  • Sri Lanka e todo o Sudeste da Ásia;
  • China;
  • Coreia;
  • Japão;
  • Tibete.

Frases de Buda

Estátua de Buda

Abaixo você confere algumas frases de reflexão que são pregadas pelo budismo e que, segundo eles, foram ditas pelo próprio Buda.

“Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele.”

 

“Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem; o animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma.”

 

“É capaz quem pensa que é capaz.”

 

“Um homem só é nobre quando consegue sentir piedade por todas as criaturas.”

 

“Não Deseje e não sofra! O desejo é a alma do sofrer.”

 

“Todos os seres vivos tremem diante da violência. Todos temem a morte, todos amam a vida. Projete você mesmo em todas as criaturas. Então, a quem você poderá ferir? Que mal você poderá fazer?”

 

“Onde quer que viva, esse é o teu templo, se o tratar como o tal.”

 

“Tudo o que somos é resultado do que pensamos.”

 

“A paz vem de dentro de ti próprio, não a procures à tua volta.”

 

“É a própria mente de um homem, e não seu inimigo ou adversário, que o seduz para caminhos maléficos.”

 

“Nem a morte deve ser temida por quem a vive sabiamente.”

 

“Quanto mais coisas você tem, mais terá com o que se preocupar.”

 

“Nascemos para morrer, conhecemos pessoas para as deixar e ganhamos coisas para as perder.”

 

“Em nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.”

 

“É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas.”

 

“Não vou dizer a vocês que as coisas são de um jeito ou de outro; mas, se vocês são reais, onde estão? E, se o mundo é real, onde está?”