Frases de Chico Xavier

Frases de Chico Xavier

As frases de Chico Xavier refletem sobre amor, vida, morte, religião e outros assuntos. Confira uma biografia e algumas frases do médium. | Foto: Reprodução

Um dos mais importantes médiuns do Brasil, Chico Xavier foi o maior propagador do espiritismo em nosso país e tornou-se um grande ícone para todos os seguidores desta crença. Ficou bastante famoso por psicografar cartas de mortos para suas famílias e também algumas obras como contos e poesias inéditas de grandes poetas já falecidos como Olavo Bilac e Augusto dos Anjos.

Biografia

Francisco de Paula Cândido Xavier nasceu em 2 de abril de 1910 na cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais. Filho de uma dona de casa e de um vendedor de bilhetes de loteria, Chico viveu não somente a infância, mas sim uma vida inteira de humildade. Aos quatro anos de idade a mediunidade do pequeno Francisco foi notada pela primeira vez, quando ele escutou o pai conversar com uma senhora sobre gravidez e começou a falar coisas sobre ciências. Ele dizia que podia conversar com espírito. Ver e ouvi-los.

Quando Chico tinha apenas cinco anos de idade a sua mãe, Maria João de Deus, veio a falecer. Francisco possuía mais 8 irmãos e seu pai viu-se impossibilitado de criar os 9 filhos sozinho, e por isso resolveu distribuir as crianças entre os parentes. Chico foi viver com sua madrinha Rita de Cássia, mas ela mostrou-se uma mulher perversa que batia nele sem motivos e o vestia com roupas de menina. Quando percebeu a mediunidade dele começou a anunciar que ele era possuído pelo diabo. Ela chegava a enfiar garfos no ventre da pobre criança, e não permitia que ele as tirasse.

O único consolo de Chico para essa infância complicada eram as conversas que ele tinha com o espírito de sua mãe. Até que, quando ele tinha sete anos de idade o seu pai resolveu casar-se novamente. A nova madrasta de Chico, Cidália Batista, exigiu que os nove filhos fossem reunidos novamente e voltassem a ser criados pelo pai. Ela também teve mais sei filhos com o pai de Francisco e exigiu que o garoto frequentasse a escola pública.

Ele sofreu bastante na escola, pois as pessoas não entendiam o seu dom. Os espíritos ditavam-lhe as respostas das questões e ajudavam-lhe a fazer redações, o que fazia seus colegas lhe acusarem de plagio. Ele começou a trabalhar muito cedo, e logo após terminar o ensino primário, Francisco desistiu dos estudos e ficou apenas trabalhado em fábricas.

Até os 17 anos ele era católico e devoto. Até que a morte de sua madrasta deixou uma de suas irmãs gravemente perturbada, e mais tarde ele descobriu que isso era uma obsessão espiritual. Então, a partir da orientação de um amigo, Francisco começou a estudar sobre o espiritismo e as obras de Allan Kardec. Pouco tempo depois, fundou um Centro Espírita em sua cidade e começou a psicografar.

Com a psicografia, Chico acabou tornando-se famoso, pois vários poetas falecidos se manifestavam através dele, como Olavo Bilac e Augusto dos Anjos. Ele também escrevia cartas psicografadas de mortos para suas famílias. Uma das cartas tornou-se muito famosa, pois o morto descrevia a sua morte para provar a inocência de seu melhor amigo que estava sendo acusado de mata-lo. O juiz aceitou a carta psicografada como prova da inocência do homem.

Aos 92 anos de idade, Chico Xavier sofreu uma parada cardiorrespiratória e veio a falecer no dia 30 de junho de 2002.

Frases de Chico Xavier

Confira algumas frases de Chico sobre vários temas, como vida, morte, amor, amizade e religião.

  • “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”
  • “Não há problema que não possa ser solucionado pela paciência.”
  • “A verdade que fere é pior do que a mentira que consola.”
  • “Tu nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás os recursos de que precise.”
  • “O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.”
  • “Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente.”
  • “Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã.”
  • “A questão mais aflitiva para o espírito no Além é a consciência do tempo perdido.”
  • “Valoriza os amigos. Respeita os adversários.”
  • “Eu permito a todos serem como quiserem, e a mim como devo ser.”