Frases de Cazuza

Frases de Cazuza

Veja uma pequena biografia do cantor Cazuza, com detalhes de sua carreira. Por fim, uma seleção com belas frases do astro. | Foto: Reprodução

Carioca nato e apaixonado, Cazuza foi um dos maiores compositores da música brasileira. Batizado com o nome de Agenor de Miranda Araújo Neto e nascido no dia 4 de abril no ano de 1958, Cazuza foi um cantor, compositor, escritor e poeta que se destacou por suas letras belas e profundas. Sua fama foi ganha ao entrar como vocalista da banda Barão Vermelho, sendo as músicas mais famosas compostas por ele “Bete Balanço”, “Pro Dia Nascer Feliz” e “Todo Amor Que Houver Nessa Vida”. Ao sair da companhia dos caras da banda, Cazuza investe na carreira solo e se destaca com as canções “Exagerado, “Codinome Beija-Flor”, “Ideologia”, “O Tempo Não Para” e “Brasil”. O cantor tinha uma personalidade bem rebelde, polêmica e era um boêmio carioca que se declarou em entrevistas como bissexual. Em 1989 ele declarou à mídia ser soropositivo, mas depois de muitos tratamentos em São Paulo e até mesmo em Boston, Cazuza vem a falecer aos 32 anos no dia 7 de julho de 1990, deixando uma legião de fãs inconsolados. Seu caixão foi levado à sepultura no cemitério São João Batista pelos ex-companheiros da banda Barão Vermelho.

Legado de Cazuza

O artista de ouro deixou um enorme legado ao Brasil. Com apenas nove anos de carreira ele deixou 126 canções gravadas, 34 para outros interpretes e 78 canções inéditas. Depois de sua morte a venda dos álbuns solo de Cazuza praticamente dobrou, sendo que os discos “Ideologia” e “O Tempo Não Para” chegaram a vender mais de 1 milhão de exemplares. Foi também depois de sua morte que seus pais fundaram a Sociedade Viva Cazuza, no ano de 1990, que é uma instituição focada em proporcionar uma vida melhor às crianças soropositivas através de assistência médica, lazer e educação.

Discografia

Com o grupo Barão Vermelho

  • Barão Vermelho (1982)
  • Barão Vermelho 2 (1983)
  • Maior Abandonado (1984)

Carreira solo

  • Exagerado (1985)
  • Só se For a Dois (1987)
  • Ideologia (1988)
  • O Tempo Não Para (1988)
  • Burguesia (1989)
  • Por Aí (1991)
  • O Poeta Está Vivo – Ao Vivo no Teatro Ipanema 1987 (2005)

Frases do cantor Cazuza

  1. “Tenho amor incondicional pelas pessoas que entram em minha vida e sinceramente, não sei o quanto isso é bom nos dias atuais. Talvez esse seja meu pior defeito.”
  2. “O nosso amor a gente inventa pra se distrair e quando acaba, a gente pensa que ele nunca existiu.”
  3. “Olhe o mundo com a coragem do cego, entenda as palavras com a atenção do surdo, fale com a mão e com os olhos, como fazem os mudos!”
  4. “Ao contrário de todo mundo, que fica se ressentindo ‘porque ela me deixou, não sabe o que perdeu’, eu não tenho medo de dizer: Eu é que fui covarde e babaca.”
  5. “O meu amor agora está perigoso. Mas não faz mal, eu morro, mas eu morro amando.”
  6. “Não aconselharia nem um cachorro a me seguir na rua.”
  7. “Homem que é homem volta atrás, mas não se arrepende de nada.”
  8. “Até nas coisas mais banais, pra mim é tudo ou nunca mais.”
  9. “Amar é abanar o rabo, lamber e dar a pata…”
  10. “Sou muito egoísta, centrado em mim mesmo, para me incomodar com os outros.”
  11. “Tem o certo. Tem o errado. E tem todo o resto.”
  12. “Tudo é tão simples que cabe num cartão postal…”.
  13. “Você está vivo. Esse é o seu espetáculo. Só quem se mostra se encontra. Por mais que se perca no caminho.”
  14. “O amor é o ridículo da vida. A gente procura nele uma pureza impossível, uma pureza que está sempre se pondo. A vida veio e me levou com ela. Sorte é se abandonar e aceitar essa vaga ideia de paraíso que nos persegue, bonita e breve, como borboletas que só vivem 24 horas. Morrer não dói.”
  15. “A viagem só é necessária para as imaginações curtas.”