,

Fotos de obras de Claude Monet

Conheça o artista

Nascido em 14 de novembro de 1840 na bela cidade de Paris, Claude Monet é considerado por alguns artistas um dos maiores pintores de todos os tempos. Criador do impressionismo, realmente impressionou a todos com seus novos métodos, que deixam a pintura com um ar totalmente diferente.

Seu pai era dono de uma mercearia, e queria que Claude prosseguisse cuidando dos negócios da família. Mas desde muito jovem Claude sempre soube que o que ele queria era viver da arte. Então sua tia Marie-Jeanne Lecadre, que também era pintora, o incentivou a viver seu sonho. Usou seus contatos para fazer Claude ser liberado do exército (onde ele estava sendo obrigado a servir) e o levou para morar com ela, com a condição de que ele frequentasse uma universidade de arte.

Mas Monet não conseguiu se adequar à universidade e às regras artísticas que eram ditadas. Ele não gostava do tradicionalismo que a pintura acadêmica exigia. Gostava de liberdade, de pintar o que quisesse e como quisesse. Então ele abandonou a universidade e começou a estudar artes com Charles Gleyre, um famoso artista suíço que ensinou a grandes nomes da arte. Lá Claude conheceu Camille Pissarro e Colbert, e juntos eles começaram a desenvolver técnicas em que com rápidas pinceladas pintavam o efeito das luzes.

Surgimento do Impressionismo

No começo de seu trabalho ele foi imensamente criticado por ser tão ousado em sua arte. O pintor e escritor Louis Leroy chegou a fazer comentários rudes e pejorativos sobre “Impressão, nascer do sol”, um dos primeiros quadros de Munet: “Impressão, nascer do Sol – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha.”

Munet e seus amigos que dividiam os pensamentos e técnicas artísticas não se deixaram abalar pelas críticas, e acabaram usando estas palavras grossas a favor deles, batizando sua nova forma de arte com o nome de impressionismo.

Fotos das principais obras de Monet

Impressão, nascer do sol (1872)

Impressão, nascer do sol (1872), quadro que ganhou péssimas críticas e acabou dando nome ao movimento impressionista.

 

Mulheres no jardim (1866)

Mulheres no jardim (1866)

 

Catedral de Rouen (1841-1926)

Catedral de Rouen (1841-1926), essa imagem mostra as várias pinturas que Monet fez da catedral. Todas do mesmo ângulo, mas feitas em horários diferentes do dia para que ele pudesse captar as variações de luminosidade.

 

As amapolas

As amapolas

 

A ponte de Argenteuil (1875)

A ponte de Argenteuil (1875)

 

O tanque das ninfeias

O tanque das ninfeias

 

Nenúfares

Nenúfares