,

Fotos de modelos de tatuagens maori

A Nova Zelândia foi um dos últimos lugares da Terra a ser colonizado. Enquanto isso, lá viviam os povos maoris, que foram os primeiros nativos da área até serem colonizados pelos ingleses meados ao ano de 1830. Eram grandes guerreiros ferozes e orgulhosos que usavam tatuagens para destacar seu status dentre da tribo ou clã. Para os maoris, o homem deveria tatuar todo o rosto e algumas partes do corpo, as mulheres também se tatuavam, mas não com a mesma elegância dos homens.

A palavra “maori” representa toda uma cultura e distinguia os seres humanos mortais de divindades e espíritos. A linguagem dos maoris era muito complexa e ainda hoje não se tem certeza de alguns significados de certos símbolos. No caso das tatuagens, tanto o tatuador como a pessoa a ser tatuada, deve conhecer o significado do símbolo maori antes de resolver desenhá-lo na pele. Por mais bonito que seja o símbolo, o seu significado pode ser negativo, logo, não vale a pena ter um símbolo de negativismo no corpo.

Moko, o desenho Maori

Moko era como chamavam o estilo de tatuagem única e peculiar dos povos maoris no rosto. A face poderia ser decorada com espirais de baixo relevo, tatuadas pela incisão na pele. Eram cicatrizes na forma de cumes e sulcos paralelos. Todos os homens guerreiros ou de elevada posição social eram obrigados a serem tatuados no rosto, com exceção dos escravos e pessoas comuns. Ter o rosto elegantemente tatuado era motivo de orgulho para esses homens e influenciava na hora da batalha e da conquista às mulheres.
Algumas mulheres também eram tatuadas, entretanto seus desenhos não eram tão elaborados quanto os dos homens. Seus lábios eram delineados e tatuados em uma cor preta azulada, o queixo, bochechas e testa às vezes eram tatuados, com alguns desenhos de linhas ou espirais.

Cada moko era constituído de uma série de elementos tradicionais e cada desenho tinha um nome diferente.

Instrumentos usados pelos maoris para tatuar

Os povos maoris faziam uso de ferramentas diferentes para marcar suas peles, tais como:

  • Pequenos pedaços de ossos humanos
  • Cascas de tartaruga
  • Metal

Esses instrumentos eram mergulhados em um pigmento preto azulado e em seguida eram batidos com um pequeno bastão. Em alguns casos faziam cortes na pele a fim de obter cicatrizes e sulcos para identificar o moko, então era necessário que o instrumento penetrasse no tecido muscular, profundamente. A dor era intensa e havia grande quantidade de sangue derramado, mas os guerreiros ficavam calados enquanto o desenho agressor era feito, pois era uma questão de grande honra.

Curiosidade: Na guerra e pequenos conflitos, os guerreiros arrancavam as cabeças tatuadas de seus adversários e as mantinham em caixas de cerimonial. Era um tipo de troféu. Hoje em dia, algumas dessas cabeças estão na coleção do Museu de História Natural de Nova York.

Fotos

Fotos de modelos de tatuagens maori:

Foto de tatuagem maori na perna

Tatuagem Maori

Foto de tatuagem maori no braço

Desenho Maori

Foto de tatuagem maori no braço

Tattoo Maori

Foto de tatuagem maori nas costas

Desenho Maori nas costas

Foto de tatuagem maori no peito

Tatuagem Maori - braço e ombro

Foto de tatuagem maori nas costas

Desenho no ombro

Foto de tatuagem maori no braço

Tribal Maori