, ,

Fisiculturismo: o que é, dietas, treino e fotos

Praticado tanto por mulheres quanto por homens, o fisiculturismo é um esporte que objetiva uma melhor formação dos músculos, por meio de musculação. O corpo inteiro irá desenvolver-se ao máximo, pois o trabalho atinge todos os músculos do corpo. Essa categoria exige a prática de exercícios diários e uma alimentação específica para tal fim que deve ser seguida rigorosamente.

Para o aumento de massa muscular, chamada hipertrofia, os fisiculturistas devem treinar adequadamente, adquirindo resistência de pesos e outras atividades físicas. A nutrição é bem específica, incluindo proteínas e suplementos alimentares para dar carga na síntese proteica. O repouso é uma parte de grande importância, pois é nessa fase que o fisiculturista vai recompor os músculos, evitando fadiga e problemas musculares mais sérios.

Depois de vários treinamentos e anos de preparo, é chegada a hora do campeonato que pode ser coletivo ou individual, realizando a comparação entre os candidatos. São avaliados volume, simetria, definição muscular e proporção.

Para garantir o fisiculturismo como um esporte, existe uma Federação Internacional de Fisculturismo, a IFBB. A maior competição desse estilo é o Mr. Olympia, onde Arnold Schwarzenegger garantiu o primeiro lugar sete vezes. Ele é um dos principais difusores do fisiculturismo pelo mundo e também considerado o melhor fisiculturista graças à sua habilidade no meio da musculação. Hoje existem atletas com patamares a mais que o próprio Arnold como Lee Haney, que já foi campeão por oito vezes.Dorian Yates também é bastante conhecido no ramo do fisiculturismo, seis vezes campeão da categoria.

Para um maior aumento da massa muscular, alguns atletas acabam aderindo aos anabolizantes, pois aumentam os músculos em pouco tempo. Estes hormônios são sintetizados e prejudiciais à saúde. Mas apesar dos efeitos maléficos das drogas, muitos atletas procuram endocrinologistas para obterem possíveis resultados positivos.

O esporte deve ser reconhecido. Os níveis atingidos pelos atletas são surpreendentes, sendo que os mesmos direcionam sua vida inteiramente à prática do fisiculturismo. São seguidas regras rígidas e medidas aliadas ao condicionamento e aumento muscular. Para atingir um objetivo o atleta deve se dedicar ao máximo, treinando, alimentando-se adequadamente e repousando, garantindo a definição dos músculos, lembrando que o treino está diretamente associado a uma melhor forma dos músculos possível.

Fotos de alguns fisiculturistas famosos

Larissa Reis

Photobucket Photobucket Photobucket

Arnold Schwarzenegger

Photobucket