Fascite plantar – o que é? sintomas e tratamentos

fascite plantar

Você adora um salto alto ou sapatilhas bem baixinhas? É um atleta, corre muito, pega peso demais e não usa um tênis adequado? Mesmo que as notícias não sejam boas, é melhor se interessar. Até porque, ou você já tem ou terá em breve.

Fascite plantar é uma inflamação na fáscia plantar, uma das fibras musculares localizada na planta do nosso pé, que vai do calcanhar até as áreas dos dedos.

A doença surge justamente por vícios posturais, calçados inadequados – muito altos ou baixos e sem absorção de impactos – erros ao pisar, ter o hábito de ficar muito tempo em pé ou sentado, prática de esportes de forma desordenada – com muito levantamento de peso ou longos percursos de corrida – ou até mesmo sofrer de sobrepeso.

De acordo com os ortopedistas, esta inflamação é caracterizada por uma dor bem fininha e incômoda ao acordar, daquelas que você mal consegue andar. Ela também vem ao tirar o sapato. Pode aparecer seguida de fortes câimbras. E ainda deixa a planta do pé bem rígida.

O tratamento e a cura dependem muito do tempo da lesão. Mas, a Fascite Plantar pode ser combatida com antiinflamatórios, repouso, massagens, fisioterapia, uso de palmilhas de absorção de impacto e sapatos adequados – para as mulheres são indicadas as sandálias tipo anabella.

Os especialistas ainda dizem que, fazendo o tratamento, problemas como dores nas costas e de circulação, podem ser amenizados.

Então, se você anda sofrendo com dores no pé, procure logo o médico e ande sempre de bem com a vida.