Faringite: sintomas, causas e tratamentos através de remédios caseiros

Faringite

Faringite é o nome que caracteriza a inflamação na garganta. Ela pode ser de origem viral ou bacteriana e pode ser a anunciação de um simples resfriado, ou de algo mais grave e complexo como uma mononucleose. Não importando se o causador é um vírus ou uma bactéria, a faringite tem sempre os mesmos sintomas:

  • Dor na garganta
  • Dor e dificuldade para engolir
  • Febre
  • Catarro amarelado na garganta e nas vias respiratórias
  • Dor de ouvido

Diferenças entre faringite viral e bacteriana

Quando a faringite é viral, não há presença de nenhum outro sintoma além dos que já foram citados acima. Mas quando a inflamação é de origem bacteriana os sintomas ficam mais sérios. Pode haver uma secreção purulenta na garganta além de aumento de linfonodos e leucócitos no sangue.

Como é possível pegar esta doença

Existem várias maneiras que o vírus ou a bactéria causadoras da faringite pode usar pra entrar em nosso corpo e se proliferar. A mais comum é sem dúvida a entrada oral, que pode passar de uma pessoa a outra com a tosse, espirro, beijo e até mesmo com a saliva que algumas pessoas “expelem” ao falar.

Não é muito comum, mas vírus de doenças sexualmente transmissíveis também podem causar faringite, como é o caso da gonorreia e a blenorreia. Então é apenas mais um motivo para ficar ligado e sempre usar proteção nas relações sexuais.

Tratamento com remédios caseiros

Primeiro é necessário fazer exames de coleta ou de sangue, para descobrir se a faringite é de origem viral ou bacteriana. Após descobrir que a inflamação foi causada uma bactéria, o médico pode indicar antibióticos e analgésicos para curar a patologia e aliviar seus sintomas. Mas se o causador da inflamação foi um vírus, não há necessidade de tratamento com antibiótico. Basta tomar analgésicos e esperar o vírus ir embora. Entretanto, o mesmo resultado pode ser obtido através de remédios caseiros, que muitas vezes combatem os sintomas da faringite viral com mais eficiência que os medicamentos, e sem os efeitos colaterais que eles oferecem.

Existem vários itens que você certamente tem em casa que podem ser utilizados para fazer os famosos gargarejos que ajudam a curar a faringite. O mais comum é o gargarejo com chá de romã, que promete alívio imediato. Mas existem também outras receitas que resultam em gargarejos bastante eficientes:

  • Romã: Basta ferver três xícaras de água com uma romã (cortada em quatro partes para liberar mais suas propriedades) e uma pitada de sal. Deixe em repouso por 10 minutos para esfriar e depois é só fazer o gargarejo três vezes por dia.
  • Malva: Coloque água no fogo e logo após levantar fervura desligue e adicione folhas de malva. Tampe e deixe esfriar. Depois coe e faça gargarejo duas ou três vezes ao dia.
  • Maracujá: Após ferver uma xícara de chá de água, adicione duas colheres de sopa de flor de maracujá picadas, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Faça gargarejos quatro vezes por dia.
  • Vinagre: É só aquecer um copo e meio de água com três colheres de sopa de vinagre e duas colheres de chá de sal.