Estiramento/Distensão Muscular: o que é, causas e como prevenir


estiramento muscular, ou também conhecido como distensão muscular, é uma lesão indireta caracterizada pelo “alongamento” das fibras que ocorre quando determinado músculoestica demais. Entre as lesões mais frequentes, esta geralmente ocorre em algumas atividades que exigem grande esforço, como na prática de alguns esportes, modificando significativamente os hábitos de treinamento e competição dos praticantes.

Dor muscularExistem grupos musculares mais propensos a este tipo de lesão, como é o caso dos músculos posteriores da coxa e da panturrilha. Alguns estudos indicam a junção músculo-tendão ou a região distal do ventre muscular como o principal local de ocorrência dessa lesão, porém qualquer ponto ao longo do músculo é suscetível à essadistensão.

Diversas pessoas declaram esta ser uma lesão marcada por uma dor súbita e algumas vezes acompanhada de uma sensação de estalido. No entanto a intensidade dessa dor varia de acordo com tipo de lesão obtida durante o esforço muscular causado, provocando geralmente certo desequilíbrio e interrupção do movimento.  Quanto a gravidade, pode-se dizer que essa lesão não é muito grave, porém causa dores que deixam o indivíduo muitas vezes incapaz de realizar certos tipos de movimentos com perfeição, necessitando muitas vezes de um tratamento que possa auxiliar no ganho desses movimentos musculares. Portanto, para evitar um estiramento muscular deve-se aquecer e alongar os músculos antes de qualquer esforço.

Fontes de informações

evaldofisio.com.br/noticias-13

tuasaude.com/estiramento-muscular/