,

Relatório escolar: Aprenda como preencher caderneta de classe

A caderneta ou diário de classe é um instrumento importante de trabalho tanto para o professor, como para a escola e para os alunos. O documento torna-se fundamental para fazer a comprovação da presença do estudante em sala e um registro do que o docente ensinou durante a aula.

A forma como preencher uma caderneta vai variar um pouco de acordo com cada instituição, pois a mesma pode oferecer um modelo já preparado. Entretanto, algumas coisas básicas devem contar obrigatoriamente em todo diário de classe. Veja quais são e aprenda.

Relatório escolar: Aprenda como preencher caderneta de classe

Foto: depositphotos

Nome dos alunos

A caderneta de classe deve conter o nome de todos os alunos de cada turma. Eles devem vir em ordem alfabética para facilitar a organização;

Espaço para datas

É importantíssimo colocar as datas dos dias das aulas no diário de classe. Você pode marcar com um x nos dias já preestabelecidos no documento ou deixar um espaço em branco para colocar à mão a data;

Identificação da turma

No canto direito ou superior da página do diário de classe deve ter os dados da instituição, do curso, do turno, da disciplina e do professor responsável;

Códigos

É importante criar um sistema de códigos para preencher a tabela. Isso vai facilitar na hora de fazer anotações ou observações. Por exemplo, durante o período letivo algumas pessoas desistem da disciplina, pedem transferência ou trancam o curso;

Programação

A caderneta de classe pode também conter um espaço para que o professor se programe para o período letivo. Lá, podem ser colocados o número de aulas previstas no mês, as aulas dadas ou repostas.

Atividades educacionais

O professor deve seguir o Plano de Trabalho Docente que cada instituição se propõe. Portanto, as atividades educacionais devem ser inseridas no diário de classe. É importante conter a data e o conteúdo.

Cuidados

Um dos cuidados que toda pessoa deve ter ao preencher um diário de classe, é não o rasurar. Por se tratar de um documento importante, deve ser mantida a lisura do mesmo. Por isso, é indicado que o professor só preencha a caderneta de classe quando estiver próximo do final do expediente da disciplina, pois garante que equívocos sejam praticados.

Outra atenção que precisa ser dispensada é em relação às regras da instituição. Muitas delas exigem 75% de presença e apenas 25% de faltas sob pena da reprovação. Por isso, a caderneta de classe deve ser preenchida com atenção.