,

Envie uma linda mensagem no Dia do Professor!

ProfessoraNo Brasil, comemora-se o dia do professor em 15 de outubro. O profissional responsável pela formação de outros profissionais, afinal, desde a mais tenra idade já convivemos com um professor e seguimos vida afora acompanhados deles.

Este profissional aprende várias técnicas pedagógicas e se especializa para transmitir seus conhecimentos à pessoas das mais variadas idades e estágios de conhecimento, desde a pré-escola, que pode iniciar-se aos três anos de idade, até o ensino superior, que muitas vezes é concluído na idade adulta.

Há alguns anos as metodologias de ensino mudaram bastante, tornando o professor uma peça fundamental do esquema que envolve, inclusive, um papel social relevante, já que estão diretamente engajados no exercício dessa profissão.

Antigamente, tinha-se no professor, a figura de mais destaque, ele era o detentor de todo o conhecimento em sala de aula e, por isso, era tido como o “dono da razão”. Atualmente, já se tem o professor como um instrumento para a circulação do conhecimento em sala de aula, já que a maneira como conduzem as aulas, leva em consideração os conhecimentos que o aluno levará consigo e permite que os alunos possam manifestar sua opinião sobre todos os assuntos debatidos.

Sobre o dia do professor

Em 1827, D. Pedro I decretou que toda vila, cidade ou lugarejo deste país, criasse as primeiras escolas primárias, chamadas de “Escola de Primeiras Letras”. Nessa época, os conceitos eram diferenciados de acordo com o sexo,os meninos aprendiam a:

  • ler,
  • escrever,
  • as quatro operações matemáticas e noções de geometria;

Quanto às meninas, aprendiam as mesmas disciplinas, mas, em lugar da geometria, aprendiam as prendas domésticas:

  • bordar;
  • cozinhar e
  • costurar.

A data comemorativa surgiu em São Paulo, quando um professor, Salomão Becker, sugeriu uma reunião com toda a equipe docente da escola em que lecionava, para debaterem os problemas da profissão, planejamento de aulas, trocar experiências, etc. Esta primeira reunião foi um sucesso e passou a ser imitada por outras escolas na mesma data, o que se tornou importante para a estrutura escolar no país. A data foi transformada em feriado nacional alguns anos mais tarde, como forma de valorizar esses profissionais, tão dedicados à profissão!

Professores são muito importantes e merecem maior respeito por sua dedicação à formação intelectual de todos. Atualmente, em nosso país, a estrutura do ensino, infelizmente, deixa muito a desejar e, os professores, apesar de tantos anos de estudos, apesar de serem responsáveis pela educação de tanta gente, de executarem um trabalho que lhes exige trabalharem também em casa, na correção de provas e trabalhos e elaboração de aulas, não tem um respaldo, uma boa condição de trabalho, já que, além de receberem salários muito baixos, ainda não recebem o mérito e colaboração de pais e alunos, que nem sempre os respeitam de acordo!

Por essas e outras, professores são, sabidamente, profissionais que tem amor ao que fazem e, por isso, se dedicam como podem para transmitir seu conhecimento. Merecem, portanto, muitas homenagens em seu dia especial e respeito sempre!

Mensagens em homenagem ao Dia do professor

Dia do professor

“Como esquecer de você, professor? Sua paciência, seu amor que se multiplicava e dividia por quarenta, sua doação, que nunca teve limites, nem restrições. Naquele tempo, era difícil perceber claramente essa malha de carinho que nos envolvia e se transformava em luz. A luz era o conhecimento! A semente que você plantou, germinou e agora eu sinto que cresceu, virou um botão e floresceu.

Agora, que a distância separou e se transformou em anos de nossas vidas, percebo o quanto sua importância cresceu em mim e aprece até que sua voz ainda é ouvida ou as coisas ditas em sala de aula voltam em cada coisa que se vive ou conhece!

sua voz foi estímulo em horas difíceis, mostrando que cada dia é uma renovação!”

————————————————————————————————-

“Querido professor, nosso carinho e gratidão pela dedicação, pela doação, paciência e por nos transmitir conhecimentos que se fazem sempre necessários e relevantes!”

————————————————————————————————-

“Neste dia, a gratidão às pessoas que transformaram o magistério em ideal,

misturaram a arte do ensino com a paciência da convivência,

que se tornaram amigos e passaram adiante seus conhecimentos e colaboraram na formação de muitos profissionais.”

————————————————————————————————-

“Você, que perde horas de lazer,

prepara aulas originais e interessantes,

preocupa-se que todos que o ouvirem, o entendam,

cuida de cada indivíduo presente, como único

e com cada um se preocupa individualmente,

você, que fez de sua profissão um desafio,

um desafio de coragem, persistência frente às dificuldades do dia a dia;

você, que só o que pretende é doar seu amor e seu conhecimento,

você, está de parabéns! Você é especial, professor!”