Ensinar cão a sentar, deitar e finjir de morto – adestrar

cao

Os cães são capazes de associar certas ordens dadas pelo dono a determinadas ações que ele deve fazer. Assim como sentar, ficar quieto, deitar, rolar, fingir-se de morto e atravessar a rua.

Para tal é preciso treino. Antes de tudo confira algumas dicas básicas para quem quer treinar/adestrar um cachorro:

  • Lembre-se que é preciso uniformidade nas ordens que você dará ao seu cachorro, ou seja: fale sempre do mesmo jeito, assobie sempre da mesma forma e faça sempre o mesmo sinal;
  • O cão aprende depressa se todas as reações dele forem seguidas de elogios e recompensas – guloseimas, biscoitos e etc;
  • Diga o nome do cão antes ou depois de dar as ordens;
  • Comece os treinos com sessões de 10 minutos, depois passe para 20 minutos. Pode ser que você precise treinar a mesma ordem em mais de um dia, por isto não se preocupe, isto é normal;
  • Durante o treino utilize uma coleira de couro e uma trela de 2 metros para ensinar seu cão a sentar, deitar e caminhar ao seu lado.

Treinos: aprenda como fazer seu cão sentar:

(fale o nome do cão e dê a ordem para ele sentar)

Ponha o cão a sua esquerda – se você for destro -. Segure a trela junto a coleira e obrigue-o a sentar. Depois que ele sentar elogie-o. Repita isto até que ele se sente automaticamente.

Treinos: aprenda como fazer seu cão ficar deitado:

(fale o nome do cão e dê a ordem para ele ficar deitado)

Obrigue o cão a deitar-se. Sempre que ele tentar se levantar repita a ordem “Deitado!”. Repita o exercícios ate que ele se deite automaticamente.

Treinos: aprenda como fazer seu cão atravessar a rua:

Quando houver tráfego na rua dê a ordem para que o cão fique sentado. Quando não houver mais carros comece a andar rápido e puxar a trela, isto enquanto ordena “Vamos!” repetidas vezes ao seu cão.

Treinos: aprenda como fazer seu cão vir até você:

Ordene que seu cão fique sentado. Anda alguns metros e diga “Aqui!”, enquanto isto puxe a trela em sua direção. Com o tempo aumente distância e comece a treinar sem trela.