Toda empresa precisa separar e nomear o local adequado a tudo, sendo o escritório o local ambientado para arquivamento de documentos, local de escrita e leitura. Os escritórios de hoje já não são tão encontrados em empresas e indústrias, sendo possível ter esse espaço e trabalhar nele em casa.
A demanda por escritórios domésticos da-se pelo aumento do aluguel de imóveis, sendo mais favorável trabalhar em casa, além da distância que pode haver entre o local de trabalho e a sua residência. Reduzindo custos e obtendo qualidade de vida, o trabalho em casa pode ser uma ótima opção, sendo a tendência a jovens empresários e até aos antigos, que realizam a mudança de local adaptando espaços de sua residência. Deve-se evitar, contudo, misturar a vida profissional e caseira, e isso só acontecerá se você dividir o seu espaço e tempo da maneira correta.
Analisando o local, deve-se levar em conta:
- Escolha um local exato da casa para trabalhar, não faça da casa O local de trabalho, mas sim, uma parte interligada. O local precisa ter um espaço razoável, iluminação e ventilação adequada e principalmente se manter desligado do dia-dia da casa.
- Organize seus papeis e documentos em pastas, fichários e gavetas. Não é coerente deixar material e documentos do escritório pela casa, você pode perdê-los e ter prejuízos.
- Escolha os móveis certos para o local, analisando mais o conforto do que a estética, embora os dois aspectos sejam importantes para uma identidade visual.
- Tenha a própria linha telefônica do escritório, misturar uma linha doméstica com trabalho pode acarretar em constrangimentos.
- Escolha o computador que lhe ofereça praticidade e segurança, notebooks são mais recomendados, mas se for usar o computador tradicional, certifique-se que a fiação estará escondida.
Quando aos móveis que irão compor o escritório, indica-se inicialmente o uso de:
- Escrivaninha ou banca, para momento de leitura, análise de documentos e escrita, assim como uma forma de tornar reuniões mais formais, pois mantém o contato olho no olho e expressam um valor mais sério. Se possível, tenha gavetas discretas para guardar miniaturas de papelaria.
- Prateleiras para livros, se forem usados para executar os trabalhos.
- Cadeira confortável e móvel, evitando arrastar e fazer barulho incomodo, além de proporcionar movimento e locomoção da própria mesa.
- Sofás ou cadeiras para acomodar um ou mais visitantes.
- Decore. Além de conforto, a estética passa uma imagem de limpeza e responsabilidade, se feita com sutileza e harmonia. Abuse de porta-retratos, mini-esculturas e objetos ornamentais. Se possível, utilize aspectos da sua profissão pra incrementar o conceito do escritório.
- Banheiros não são obrigados a fazer parte, porém às vezes podem ser necessários para atender as necessidades dos clientes e fornecedores, evitando o contato com os demais cômodos da casa.
- Entrada Objetiva. Se possível, tenha uma entrada específica do escritório, sem que seja necessária a circulação de estranhos pela casa.
Compor um escritório pode ser difícil, mas seguir nossas dicas pode ajudar na transformação progressiva do local escolhido.