Dicas para montar e organizar um escritório em casa


Escritório bagunçadoToda empresa precisa separar e nomear o local adequado a tudo, sendo o escritório o local ambientado para arquivamento de documentos, local de escrita e leitura. Os escritórios de hoje já não são tão encontrados em empresas e indústrias, sendo possível ter esse espaço e trabalhar nele em casa.

A demanda por escritórios domésticos da-se pelo aumento do aluguel de imóveis, sendo mais favorável trabalhar em casa, além da distância que pode haver entre o local de trabalho e a sua residência. Reduzindo custos e obtendo qualidade de vida, o trabalho em casa pode ser uma ótima opção, sendo a tendência a jovens empresários e até aos antigos, que realizam a mudança de local adaptando espaços de sua residência. Deve-se evitar, contudo, misturar a vida profissional e caseira, e isso só acontecerá se você dividir o seu espaço e tempo da maneira correta.

Analisando o local, deve-se levar em conta:

Home Office

  • Escolha um local exato da casa para trabalhar, não faça da casa O local de trabalho, mas sim, uma parte interligada. O local precisa ter um espaço razoável, iluminação e ventilação adequada e principalmente se manter desligado do dia-dia da casa.
  • Organize seus papeis e documentos em pastas, fichários e gavetas. Não é coerente deixar material e documentos do escritório pela casa, você pode perdê-los e ter prejuízos.
  • Escolha os móveis certos para o local, analisando mais o conforto do que a estética, embora os dois aspectos sejam importantes para uma identidade visual.
  • Tenha a própria linha telefônica do escritório, misturar uma linha doméstica com trabalho pode acarretar em constrangimentos.
  • Escolha o computador que lhe ofereça praticidade e segurança, notebooks são mais recomendados, mas se for usar o computador tradicional, certifique-se que a fiação estará escondida.

Quando aos móveis que irão compor o escritório, indica-se inicialmente o uso de:

  • Escrivaninha ou banca, para momento de leitura, análise de documentos e escrita, assim como uma forma de tornar reuniões mais formais, pois mantém o contato olho no olho e expressam um valor mais sério. Se possível, tenha gavetas discretas para guardar miniaturas de papelaria.
  • Prateleiras para livros, se forem usados para executar os trabalhos.
  • Cadeira confortável e móvel, evitando arrastar e fazer barulho incomodo, além de proporcionar movimento e locomoção da própria mesa.
  • Sofás ou cadeiras para acomodar um ou mais visitantes.
  • Decore. Além de conforto, a estética passa uma imagem de limpeza e responsabilidade, se feita com sutileza e harmonia. Abuse de porta-retratos, mini-esculturas e objetos ornamentais. Se possível, utilize aspectos da sua profissão pra incrementar o conceito do escritório.
  • Banheiros não são obrigados a fazer parte, porém às vezes podem ser necessários para atender as necessidades dos clientes e fornecedores, evitando o contato com os demais cômodos da casa.
  • Entrada Objetiva. Se possível, tenha uma entrada específica do escritório, sem que seja necessária a circulação de estranhos pela casa.

Compor um escritório pode ser difícil, mas seguir nossas dicas pode ajudar na transformação progressiva do local escolhido.