Dicas e sugestões de decoração para casas de praia

As casas de praia são o recanto de descanso, de descontração, onde as famílias e amigos se reúnem nas férias e finais de semana ou feriados para se divertirem. Por isso, devem ser funcionais e confortáveis para que os cuidados sejam mais simples e não tomem muito tempo do período de descanso e diversão.

O que entra e o que sai da decoração da casa de praia?

A decoração de uma casa de praia costuma ser simples e as pessoas gostam muito de usar elementos marítimos, peixes, golfinhos, conchas, além dos náuticos e ligados ao surfe, assim como objetos artesanais e coloridos, trazendo muita leveza e dando o clima de férias que a residência pede! Alguns objetos tornam-se indesejáveis na casa de veraneio, como os tapetes, já que podem acumular muito pó e também mofar devido à umidade. Almofadas podem fazer parte da decoração, desde que sejam em número reduzido e em materiais fáceis de limpar.

Dicas e sugestões de decoração para casas de praia

Foto: depositphotos

Os sofás devem, preferencialmente, ter tecidos impermeáveis, por causa da facilidade de limpeza. Os quartos devem ser sempre bem planejados e organizados, já que é normal receber muitos visitantes e hóspedes nas casas de veraneio, por isso, as camas que sejam do tipo beliche ou que tenham cama auxiliar são bem-vindas e as prateleiras bem dispostas, bancadas e cômodas que possam ser trocadas de lugar sempre que necessário também. Ah, e importante: a maresia pode fazer estragos em móveis, especialmente de metal, por isso, o ideal é que os móveis sejam de madeira! Assim também as aberturas da casa, o material ideal é a madeira ou o alumínio, que oferecem maior resistência.

Os objetos de decoração podem ser feitos em bambu, conchas do mar, cipó, palha, cerâmica, entre outros bem rústicos e artesanais, mas de extremo bom gosto, que tem tudo a ver com o clima de praia!

É no balanço da rede.. é no balanço do mar…

Nessas casas, o clima que lembra o sol, o mar e o relaxamento deve começar já na varanda, onde, normalmente, há redes penduradas, convidando para curtir a preguiça, ler um livro ou tirar uma soneca, apenas sentindo a brisa que vem do mar! Estas redes ficam muito bem em tons claros, como as de algodão cru, ou em tons terrosos, pois combinam com o astral da praia e costumam combinar com quase todas as decorações.

As paredes da casa podem ser pintadas em cores mais alegres, mais vivas, claro, sempre em harmonia com a decoração, os móveis e objetos e a personalidade dos ocupantes. Cores como azul e verde, que remetem às cores marítimas, são bem-vindas, assim como o amarelo do sol, esta, porém, não deve ser usada em paredes onde o sol estiver mais presente, isto porque dará a sensação de mais calor e também poderá desbotar mais rápido.

A manutenção das casas de praia ao longo do ano é muito importante:

  • seja na questão da fiação elétrica e hidráulica,
  • seja a pintura
  • cuidado com as telhas.
  • Tudo isso é importante para evitar o desgaste provocado pela maresia.