,

Dicas e cuidados para ter cabelos cacheados bonitos

Dicas e cuidados para ter cabelos cacheados bonitos

Foto: Reprodução

Muitas mulheres que possuem cabelos cacheados recorrem a alisamentos e defrizantes com o intuito de deixá-los lisos a qualquer custo. Mas nem todas pensam assim, algumas preferem manter a forma natural do fio, mas para isso, é preciso ter alguns cuidados especiais, para que ele não crie muito volume ou fique com aquele aspecto ressecado que o deixa sem vida.

Os cabelos cacheados são mais secos que os lisos pois seu formato impede que a oleosidade que vem do couro cabeludo chegue até o seu comprimento e pontas. Isso pode torná-los mais frágeis e volumosos, entretanto, com os cuidados certos, eles podem assumir um aspecto solto e definido, com controle de volume.

Dicas para cuidar de cabelos cacheados

  • A limpeza é um ponto essencial. Você deve evitar lavá-los com água muito quente, pois ela tende a ressecar ainda mais os fios. Prefira uma temperatura ambiente ou no máximo morna.
  • Uma informação importante: apesar do que muitos falam, os cabelos cacheados podem sim serem lavados todos os dias, contanto que sejam utilizados produtos que mantenham o seu aspecto saudável e bonito.
  • Outra dica de grande importância é massagear bem o couro cabeludo durante a lavagem, pois dessa forma você estará estimulando a produção do sebo natural que hidrata e protege os fios.
  • O condicionador não é de uso obrigatório, mas melhora bastante a aparência das suas madeixas. Opte por um produto que seja da mesma marca e linha do seu xampu.
  • Após a lavagem, com os cabelos úmidos, aplique um creme para pentear de boa qualidade. Espalhe um pequena quantidade nas mãos e passe pelo comprimento dos fios, preservando o couro cabeludo.
  • Se sentir que os fios estão ficando secos e sem vida, você pode aplicar durante o dia outra camada de creme para pentear. Mas tome bastante cuidado para não exagerar, o que pode causar a perda de brilho e movimento do cabelo, além de deixar vários resíduos, que muitas vezes são confundidos com caspa.
  • Não tente pentear o seu cabelo quando estiver seco. Além de ser mais difícil, pois aumenta a chance de embaraçar, é bem provável que o volume também aumente. Penteei-os quando ainda estiverem úmidos, e obterá ótimos resultados.
  • Procure usar com frequência cremes intensivos de hidratação. Caso não saiba aplicar, recorra a um salão. Faça isso pelo menos de 15 em 15 dias.
  • Cortar as pontas periodicamente é uma ótima maneira de controlar os cachos e de evitar o ressecamento dos fios.
  • O uso diário de finalizadores, como silicone, reparadores de pontas, pomadas e óleos especiais é muito importante para manter o cabelo com aspecto hidratado e saudável.