,

Dicas de uso de maquiagem para pele negra

Dicas de uso de maquiagem para pele negra

Foto: Reprodução

A pele negra destaca-se facilmente diante das outras, seu tom tão diferente daqueles amarelados ou esbranquiçados é por vezes chamado de “a cor do pecado” e costuma causar inveja (pois tem mais facilidade para se bronzear sem ficar “ardendo” durante o dia e ter mais melanina na pele tem lá suas vantagens). Porém, muitas garotas de pele negra tem uma visão errada sobre a maquiagem para seu tipo de pele, acham que poucas cores combinam, se privam de usar certos tipos de batons sem sequer testá-los. O que elas não sabem é que a pele negra tem um leque de opções enorme para maquiagem!

Dicas de maquiagem

  • A sombra para iluminar os olhos não será branca, deverá ser um nude ou rosa claro ou pérola.
  • A escolha da base e do pó pode ser difícil, porque precisam ser da cor exata da pele, para evitar que a cor errada deixe a pele com aspecto acinzentado.
  • Para o blush, os mais indicados são os tons de rosa (não muito claros), berinjela, terracota, pêssego e bronze (o bronze, entre todos esses, é o melhor para este tipo de pele, pois fica com um efeito ótimo e bem natural).
  • Para as sombras, se não quiser ousar e ficar numa chamada “zona de segurança”, use cores como bronze, marrom, laranja e dourado. Mas as cores frias (como o verde, azul, roxo e pink) também combinam com a pele negra, só é preciso que saiba usar corretamente.
  • Nos lábios, o batom é bem importante. Se o objetivo for uma boca marcante (para um casamento ou festa, por exemplo), batons com tonalidades de amora, ameixa, vinho, café e chocolate podem ser usados sem medo. Mas se preferir algo mais discreto, para o dia, vá de nude ou gloss transparentes – tomando cuidado para não aplicar demais e ficar over.
  • A sombra branca não é indicada, mas a prata é uma ótima substituta para eventos noturnos, por exemplo. Combine com sombra cinza para um look coringa.
  • Tons pastel e pele negra combinam? Sim! Se utilizados de forma correta. Nada de azul ou rosa-bebê, as cores devem ser rosas antigos, salmão e variações de pêssego.
  • Os corretivos mais indicados e eficazes para a pele negra são amarelo, lilás e verde.
  • E o vermelho poderoso na boca? Está liberado, desde que seja um vermelho forte, puxando para o vinho ou aberto sem chegar muito próximo de um tom alaranjado. Batons vermelhos com efeito mate destacam ainda mais a boca.
  • A pele negra requer mais cuidados com a oleosidade, pois apresenta uma tendência maior a esse problema. Use produtos específicos para oleosidade em todo o seu rosto e dê atenção especial à famosa zona “T”, pois a maquiagem pode ficar com aspecto de derretida se a pele não for bem tratada.