Dicas de jardinagem – montando um belo jardim em casa


Jardim

Se você pretende montar um jardim em sua casa, ou já possui um, mas não está feliz com a aparência dele, é interessante seguir algumas dicas que podem deixá-lo com uma cara totalmente nova com um ar requintado, confortável, bonito e seguro.

Porque o jardim é importante?

Em primeiro lugar é preciso analisar bem o espaço que vai ser ou está reservado para o jardim. Mede-se a eficiência de um jardim quando fazemos a seguinte pesquisa: se o indivíduo passar por ele e não olhar, ou se ele não possuir nenhum ponto de parada que possa ser admirado, com certeza não há nenhum eficiência. Isso pode acontecer por diversos fatores distintos. Desde um mal planejamento de local, até uma escolha ou disposição errada das plantas que foram colocadas nele.

Segundo vários paisagistas, o jardim e demais meios naturais, é o único local onde o ser humano consegue usar os seus 5 sentidos com perfeição, o que torna esse local uma forma de expressão artística de quem o faz.

Para que você entenda melhor como deve ser um jardim perfeito, confira as dicas que preparamos logo mais abaixo. Seguindo-as com atenção, você pode montar um espaço desse tipo, digno de elogios e satisfação própria.

Dicas de jardinagem para um jardim eficiente

Dicas de Jardinagem

  • Analise bem cada centímetro da área de seu jardim. Esse é o primeiro passo para saber onde vão ser colocados cada tipo de planta e também os móveis, como banquinhos, postes, lâmpadas noturnas, etc. Preste bastante atenção e veja quais os locais que mais são atingidos pelo sol, qual a parte onde a areia é mais úmida e informações desse tipo. Faça uma planta baixa do local (à mão mesmo) anotando o que há de importante em cada parte.
  • Opte por plantas bonitas e que cresçam “educadamente”. Ou seja, não vá achando que para se ter um jardim bonito é necessário ter milhões de plantas e principalmente grandes plantadas. Prefira qualidade do que quantidade.
  • As plantas de porte maior devem sempre ficar mais no canto do jardim, enquanto as de menor devem ser posicionadas no meio. Isso faz com que haja um equilíbrio e o espaço seja agradável de olhar e de estar.
  • Escolha uma grama de boa qualidade. Afinal, ela é a alma de um jardim, sendo o elemento que atrai em primeira mão o olhar de quem passa.
  • Evite comprar plantas cujas flores já floresceram. Esse tipo possui uma grande resistência à plantação, podendo morrer facilmente, mesmo com o máximo de cuidados possíveis.
  • Na hora de comprar as plantas verifique o estado das raízes. Se estiverem muito torcidas ou danificadas, desista da compra, isso é o primeiro sinal de que ela terá problemas quando crescer, um deles é o crescimento anormal das raízes, fazendo ela estragar boa parte do seu jardim.
  • Não é preciso gastar muito para fazer um jardim bonito e eficiente. Procure plantas que não sejam muito caras, mas que possuam qualidade, e que te agradem. Até porque não adianta te dar dicas de quais espécies colocar se você não vai se sentir bem com elas.
  • Para que o sol atinja todas as plantas, pode as espécies maiores (não muito) o suficiente para que a luz solar também bata nas menores. Isso é essencial para a saúde delas.
  • Um produto que é um excelente fungicida e pouca gente sabe disso, é o leite. Isso mesmo! Coloque um pouco de leite em um recipiente com tampa de spray e borrife nas folhas e flores, em pouca quantidade. É um método fácil, prático, barato e extremamente eficiente!
  • Fique sempre atento às flores secas que aparecem. Elas podem impedir o crescimento normal da planta, como também retardar o brotamento das flores.