Dicas de etiqueta e boas maneiras á mesa

Dicas de etiqueta

Vamos concordar que não há nada mais desagradável do que comer ao lado de uma pessoa que mastiga com a boca aberta e faz barulho ao tomar sopa. Boas maneiras à mesa é mais que sofisticação, é necessidade de todos que fazem refeições em locais públicos.

Muitas vezes nos encontramos em ocasiões mais formais ou de negócios, que exigem de nós um mínimo de etiqueta possível. Muitas das regras são aprendidas ainda na infância como não falar com a boca cheia nem gesticular com os talheres. Mas existem também aquelas regrinhas mais sofisticadas e que exigem um pouco de estudo e treino, mas que podem ser aprendidas facilmente.

Passo a passo para um jantar mais sofisticado

  1. O guardanapo deve ser colocado sob as pernas sem dobrar. Ao fim da refeição ou se precisar se levantar durante, ele deve ser colocado casualmente ao lado direito do prato, também sem dobrar.
  2. Não se corta o pão de entrada com faca ou com os dentes. Ele deve ser sempre partido à mão e levado à boca em pequenos pedaços.
  3. O copo maior é para água ou refrigerante, o médio para vinho tinto e o pequeno para vinho branco. O copo fino e alto é para champanhe.
  4. Cada prato exige um tipo de talher específico e eles estão dispostos de fora para dentro, seguindo a ordem dos pratos a serem servidos. Após terminar aquele prato deixe o talher utilizado dentro dele que o garçom o recolherá junto com o prato. Os talheres da sobremesa são menores e se localizam acima do prato.
  5. Ao fim da refeição, os talheres devem repousar em cima do prado, um ao lado do outro verticalmente e com os cabos apontados para você. O garfo sempre do lado esquerdo e a faca do lado direito, com a serra virada para o garfo.

Boas maneiras para refeições casuais

Não é necessário estar em um jantar chique para usar as regras de etiqueta. Aprenda também as regrinhas básicas e mais simples que podem ser usadas em um restaurante menos sofisticado e até mesmo em casa no dia-a-dia.

  • Não coloque os cotovelos sob a mesa, nunca. Apenas os punhos e antebraços. A postura é importante, não se deve ficar esparramado ou debruçado sob a mesa.
  • Quando terminar de comer, não empurre o prato.
  • Não apanhe talheres ou guardanapo que caiu no chão.
  • Nunca encha muito o seu prato. É permitido repetir quantas vezes quiser, só não pode ficar com um prato muito cheio.
  • Nunca sirva seu prato com seus próprios talheres. Atravessa com a comida sempre vem com um talher para isto.
  • Não corte o alimento todo de uma vez.
  • A colher da sopa deve sempre ser levada a boca pela lateral, e não pela frente.
  • Quando a faca não estiver sendo utilizada, deve repousar sob o canto superior direito do prato, sempre com a serra virada para dentro.
  • Não grite ou estale os dedos para chamar o garçom.
  • Nunca utilize o palito de dente ou fio dental em público. Para fazer isto peça licença e vá ao toalete.
  • Após comer uma azeitona, cubra sua boca com a mão direita e leve o garfo à boca com a esquerda, coloque o caroço no garfo e o deposite no prato.