Dicas de conservação e lavagem de roupas/calçados/peças de couro

Dicas de como lavar roupas

Dicas de como lavar roupas | Foto: Reprodução

Você sabia que pequenos cuidados na hora de lavar, secar e passar a roupa podem fazer com que ela dure mais? Se cometermos algum errinho simples em um desses três passos podemos acabar vendo como resultado uma roupa com manchas, com a fibra dura ou até mesmo encolhida. Por isso é importante saber a maneira certa de lavar as roupas, para que elas possam ser conservadas de maneira mais correta e por bem mais tempo.

Dicas para a lavagem de roupa

  • Para evitar manchas nunca misture as cores. Separe sempre as roupas em: brancas, claras, médias e escuras.
  • Separar os jeans das outras roupas pode facilitar a lavagem.
  • Deixar de molho por apenas 1 hora, pois é o tempo limite do sabão para segurar a sujeira na superfície da água para que você possa removê-la quando escorrer a água. Só se deve deixar de molho de um dia para o outro em casos de manchas que não podem ser removidas quando esfregadas.
  • Não coloque muito sabão na máquina, ele só vai provocar um excesso de espuma que pode atrapalhar a ação do sabão em cima da roupa suja. Podem resultar em degradação das fibra antes do tempo esperado.
  • Quando um tecido estiver muito sujo, não o misture com os outros que costumam estar menos sujos. Faça primeiro uma pré lavagem nele, à mão mesmo, com sabão e água gelada, e depois o coloque junto na máquina com os demais para a lavagem.
  • O correto é deixar as roupas secarem em um local com sombra e bem ventilado, pois o sol pode queimar a roupa, provocar o encolhimento, deixar o tecido endurecido e comprometer as fibras da peça.
  • Não deve-se lavar roupas e lã com sabão em pó, pois ele pode provocar o encolhimento e endurecimento da peça. Dê preferência aos detergentes neutros para lavar este tipo de tecido.
  • Alvejantes como água sanitária e outros produtos com finalidade de deixar a peça mais branca ou tirar manchas não devem ser utilizadas para lavar a peça, pois podem aumentar ainda mais a sujeira e causar manchas. Primeiro a roupa deve ser pré lavada com apenas sabão e água fria, e só depois de enxaguar é que deve-se colocar de molho no alvejante por 15 ou 20 minutos, sem ultrapassar este limite de tempo. Enxague com bastante água.
  • Preste mais atenção em qual o tipo de alvejante você está colocando na roupa colorida, pois existem alguns – principalmente os que são a base de cloro – que são exclusivamente para roupas brancas e que quando administrados em roupas coloridas pode chegar a desbotar a cor e até mesmo causar grandes manchas brancas. Por isso prefira os que são à base e peróxido.
  • O ferro de passar pode acabar queimando a fibra da roupa se tiver contato direto com ela, então o ideal é colocar algum tipo de proteção para evitar que o ferro toque na peça. Algum tecido de algodão pode ser utilizado de forma exitosa para driblar este problema.
  • Nunca deve-se passar o ferro em uma roupa que não foi lavada ou que possui uma mancha ou sujeira que não foi removida completamente na lavagem. O calor do ferro pode acabar fixando ainda mais a sujeira na peça, tornando-a impossível de sair.
  • Roupas de couro e camurça não devem ser lavadas em casa, e sim em uma lavanderia por um profissional, pois este tecido é muito delicado e danos cometidos podem ser irreversíveis.