Dicas de como aumentar sinal de antena wireless

Como aumentar o sinal de antena wireless

É possível aumentar o sinal de uma antena wireless usando métodos caseiros e que não vão custar nada! | Foto: Reprodução

Há poucos anos atrás, eram necessários uma série de cabos para podermos nos conectar à internet, o que dificultava bastante a vida do usuário. Quando o Wi-Fi surgiu, tudo ficou mais fácil e rápido, já que por meio dessa tecnologia, é possível se conectar à rede sem a necessidade de nenhum fio.

O problema é que muita gente ainda não trocou a sua conexão de cabos, pela wireless por conta de que na maioria das vezes o sinal não é forte o suficiente para cobrir todo o ambiente desejado. Mas existem algumas soluções para esse contratempo, e muitas delas podem ser feitas com materiais que você já tem na sua própria casa.

Dicas de como aumentar sinal de antena wireless

  • A primeira coisa a fazer é diagnosticar o que está afetando o seu sinal wireless. Analise o local em que o roteador está instalado e procure muda-lo para a área central da sua casa e/ou escritório, de modo que a rede chegue a todos os cômodos.
  • Procure colocar o roteador em uma altura elevada, como por exemplo, em cima de uma estante.
  • Paredes, objetos e móveis de metal muito densos podem afetar a qualidade do sinal, prejudicando a conexão.
  • Outra forma de testar o sinal é usando celulares, tablets ou outros dispositivos sem fio, a fim de saber se o problema é realmente com o roteador ou com o seu PC.
  • Quando o problema é no computador, deve-se verificar o local onde ele fica no momento em que você está acessando. Locais com muitas paredes ao redor, ou até mesmo o chão, podem receber um sinal de má qualidade. Procure deixa-lo sobre uma mesinha, sem muitas coisas ao redor.
  • O problema também pode ser no driver da placa wireless do PC. Para contornar esse problema, procure sempre mantê-los atualizados. Caso não resolva, compre um adaptador Wi-Fi USB.
  • Se o problema for realmente no roteador, verifique o canal em que ele está conectado no painel de configurações (que pode ser acessado através de um endereço descrito no manual do aparelho). Mude-o, pois muitas vezes há conflitos com o sinal de vizinhos.
  • Comprar uma antena mais potente também pode resolver seu problema. Mas antes disso, verifique a compatibilidade dela com o seu roteador. Para garantir que vai funcionar, leve-o até a loja e pergunte quais as antenas compatíveis com aquele modelo.
  • Outra forma, que pode parecer um mito, mas realmente funciona, é direcionar o sinal Wi-Fi para o lado em que você achar melhor. Para isso, pegue uma latinha de refrigerante, corte a parte superior completamente e a inferior deixando apenas uma parte para segurar as laterais. Em seguida, faça um furo no que seria o fundo da lata e encaixe o seu roteador, formando uma espécie de antena parabólica. Direcione essa “antena” para o local onde quer um maior sinal wireless. Confira a foto e veja como deve ficar:
Como a antena deve ficar

Foto: Reprodução

Se nenhuma dessas alternativas funcionar e seu sinal ainda ficar fraco, a ultima alternativa é chamar um técnico para avaliar o problema, provavelmente você terá que comprar um novo roteador!