Dia Internacional da Mulher: história e belas mensagens

Dia da Mulher

Comemorado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é, na verdade, uma data para relembrar e homenagear as mulheres que morreram após revindicarem direitos na cidade de Nova Iorque (EUA) em 1857. Na maioria dos países são realizadas conferências, reuniões e debates com objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual. Há esforço para que o preconceito seja diminuído e até exterminado, mas mesmo com todo o avanço acumulado por anos, algumas mulheres ainda sofrem com violência, desigualdade salarial, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Hoje em dia, o feriado é mais uma desculpa para aumento do capital no comércio e um dia de festa muitas vezes sem saber o quê está sendo comemorado ou homenageado.

Uma pequena relembrada na história

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecido em Nova Iorque fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalhos (redução na carga horária diária de trabalho, equiparação do salário feminino com o masculino e tratamento digno no ambiente de trabalho). Ocuparam a fábrica e começaram o protesto. A manifestação foi violentamente reprimida. Trancaram as mulheres na fábrica e atearam fogo no local. Aproximadamente 130 tecelãs foram mortas carbonizadas.

No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o “Dia da Mulher” em homenagem às mulheres que morreram na tragédia de 1857. Somente no ano de 1975, através de um decreto, é que a data foi finalmente oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

No Brasil, o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história das mulheres, pois foi instituída a permissão do voto feminino. E na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução Russa de 1917.

Mensagens para as mulheres

É costume no Dia Internacional da Mulher presentear as moças com uma rosa. A distribuição de belas mensagens também é uma boa ideia para comemorar a data. Leia abaixo alguns exemplos:

Neste Dia Internacional da Mulher que a ti é dedicado, todos proclamam a sua beleza, carinho, delicadeza e cuidado. Não aceites a diferença preconceituosa, mas aquela que exalta sua beleza. És uma rosa vermelha, cheia de paixão, com espinhos que enfatizam sua força e pétalas aveludadas e frágeis.

_________________________________________

Amante da beleza
Flor bela e frágil
De espinhos tão sutis
Pouco afugenta o mal
Mas traz consigo o bem.
Filha da glória e da esperança
Mãe da coragem e dedicação
É você, mulher, que ilumina
O coração frígido aquece
E transparece tanta pureza.
Parabéns pelo seu dia
Ontem, hoje e amanhã.

_________________________________________

Que o perfume da sua aura jamais se revogue e dê ao mundo o cheiro da esperança, fé e coragem. Seja exemplo de vida, motivo de orgulho, porto seguro. Sua vida é muito importante e é por isso que comemoramos hoje, 8 de março, o seu dia. Dia de relembrar as conquistas, os esforços e homenagear aquelas que lutaram por algo maior, pelo futuro da humanidade. Parabéns!