Decoração – como fazer textura em parede (imagens)

É muito comum encontrarmos paredes com texturas, seja em ambientes comerciais ou residenciais. Delicadas ou até mesmo brutas, as texturas dão uma mudada no local, pois além de deixar bonito ele poderá ficar com personalidade, sem mencionar que ao aplicar textura na parede é possível cobrir imperfeições. A textura é um elemento de decoração e existem várias opções de formatos fáceis ou não de fazer. Existe especialista em textura, mas o pintor ou você mesmo poderá “texturizar” a parede, para isso basta escolher o tipo e adquirir as ferramentas necessárias. Claro que algumas opções de texturas são muito difíceis de fazer e requerem auxílio profissional, mas se a ideia é simplesmente dar uma nova aparência ao cômodo não tem muito segredo. Vale lembrar que as texturas não ficam bem em exagero, então prefira apenas uma ou duas paredes texturizadas.

As ferramentas para fazer texturas na parede

Para fazer texturas na parede se faz necessário ter uma pequena coleção de ferramentas úteis que podem ser facilmente encontradas em lojas de materiais de construção ou fornecedoras de tintas. Algumas dessas ferramentas são: espátula plástica, lixadeira, folhas de lixa, massa para textura etc.

Imagens de texturas comuns e fáceis de fazer

Exemplos de texturas

Fazendo na parede passo a passo

  1. Escolha a parede onde será aplicada a técnica da textura, afaste os móveis e proteja o chão da tinta que poderá escorrer.
  2. Remova as partes soltas ou mal aderidas da parede com uma lixa, depois escove a superfície.
  3. Para eliminar o pó que ficou depois de lixar a parede use um pano levemente umedecido e em seguida aplique uma demão de Fundo Preparador de Paredes.
  4. Ao escolher o formato da textura, use uma empenadeira de plástico para criar o desenho fazendo movimentos semelhantes ao do desenho. Por exemplo, se deseja um efeito riscado vertical e horizontalmente, passe a empenadeira na superfície fazendo estes movimentos.
  5. Para poder pintar é preciso deixar a parede secar completamente. Por via das dúvidas, espere para aplicar a tinta no dia seguinte.

*Para fazer a textura também poderá usar a massa para textura lisa!

Dica de mestre: Se você acabou de construir a casa isso indica que o reboco é novo, provavelmente. Então aguarde ao menos trinta dias para aplicar qualquer tipo de massa ou pintura no reboco.

Fotos de ambientes para te inspirar

Parede com textura

Texturas grosseiras também ficam delicadas no ambiente!

 

Cerâmicas com texturas

Já existem cerâmicas que vêm com texturas, basta comprar e colocar na parede.

 

Desenhos clássicos e elegantes

As texturas podem se basear em desenhos clássicos e elegantes

 

Decoração moderna

A parede texturizada e de cor escura deixou o ambiente da cozinha mais moderno.

 

Decoração de parede

A textura deixa uma simples parede branca com um design novo e agradável.