Curso de fotografia digital online e grátis

Fotografia digital

A fotografia se tornou uma comum ferramenta de trabalho, lazer e arte, tendo sido aperfeiçoada ao passar dos anos, devido à contribuição de diversos curiosos e amantes das imagens captadas pela luz, não podendo atribuir à invenção da fotografia atual a uma única pessoa, foi uma arte tecida aos poucos por muitos.

História

Como boa parte dos instrumentos de arte e comunicação conhecidos hoje, surgiu na França e o prestígio de sua criação é concedido a Joseph Nicéphore Niépce, inventor que deu início ao advento de captar imagens a partir de experimentos com prata e ácidos. Seus experimentos foram somados aos conhecimentos partilhados de grandes artistas, entre eles Leonardo da Vinci e suas teorias ópticas. Dessas invenções pitorescas surgiram, com o passar dos anos, os conceitos e avanços tecnológicos que temos hoje, como a descoberta da captação de pigmentos, a criação de lentes para determinados modos de fotografia, equipamentos de aprimoramento e técnicas fotográficas.

A fotografia (e consequentemente o fotógrafo) é hoje instrumento de áreas como jornalismo, propaganda, TV e cinema, onde a imagem tem valor emocional e racional, informando, despertando desejos e dando movimento à momentos congelados. Avaliando a linha evolutiva da fotografia, temos as inovações digitais como um destaque que desencadeou o mercado fotográfico.

Avanço digital

Câmeras mais práticas, substituindo o uso de filmes, alcançaram vendas e conquistaram lugar nos estúdios fotográficos e até lares. A fotografia digital surgiu da necessidade de rápido envio das imagens à jornais, que muitas vezes precisavam das fotos para darem notícias urgentes ao vivo.

A tecnologia das câmeras digitais funciona por meio de sensores que capturam o “desenho” feito pela luz, e transformam essa captura em imagens com formato JPG, JPEG e entre outros utilizados em computadores. Os códigos captados são chamados de pixels, uma espécie de unidade mínima que compõe a fotografia como um todo. Os lançamentos das câmeras digitais ao longo do tempo, eram sempre referentes a quantidade de pixels, que numa relação matemática, aumentam a qualidade da imagem do assunto fotografado. Para uma boa fotografia, o profissional precisa estabelecer relações medidas de entrada de luz, tempo e distância, usando ferramentas como obturador, diafragma, zoom e foco.

O fotógrafo

O mercado de profissionais especializados em fotografia aumentou, a opção de usar imagens é muito útil numa era em que ver é preciso para crer. Amadores ou profissionais existem hoje na internet, fotógrafos que exibem seus trabalhos em álbuns virtuais, portfólios, que exibem material de venda ou simples passatempo artístico.

O profissional de fotografia pode obter graduação universitária ou adquirir conhecimentos autoditada, porém o mercado oferece o meio termo acessível, que são os cursos de fotografia digital. É possível ser um aprendiz dessa arte peculiar na internet, seguindo dicas e fazendo exercícios teóricos e práticos.

Alguns sites disponibilizam os tutoriais de como fazer boas fotografias, alguns são pagos, mas é possível aprender métodos de enquadramento, manuseio do flash e uso das luzes e cores ao seu favor.

  • http://wwwbr.kodak.com/BR/pt/consumer/fotografia_digital_classica/para_uma_boa_foto/curso_fotografia/fotografia_digital/fotografia_digital.shtml?primeiro=1
  • http://www.dicasdodia.net/2007/01/curso-de-fotografia-digital-grtis.html
  • http://www.fotografia-dg.com/curso-fotografia-digital-online/
  • Nesse você realiza o download de vídeo-aula, com pagamento de uma taxa: http://www.netcursos.net/indexfotografiadigital.htm
  • Faça o download de um ótimo curso sobre fotografia grátis

Treinando em casa

Se você deseja se aprofundar em fotografia digital, pode começar analisando aspectos básicos como:

  • Enquadramento: fuja dos clichês e disponha o assunto pelas laterais da imagem, evitando pontos muito centrais.
  • Use o flash quando necessário, ou seja, quando não houver luz. Mesmo que amena, utilize fontes de luz ao seu favor, podendo gerar conceitos. A luz do sol é a melhor para fotografias.
  • Analise o fundo, ter um assunto legal, mas um fundo que foge da temática empobrece a fotografia.
  • Sempre que fotografar pessoas posicione a câmera na altura dos olhos delas.
  • Utilize linhas que levam a algo, como feixes e luz ou formas presentes na paisagem
  • Utilize a harmonia ou contraste das cores para criar ideias, pois os pigmentos expressam temperatura, emoção ou estado.
  • Arrisque e inspire-se. A fotografia é uma arte sem precisão de ideias, apenas no funcionamento do equipamento. A mídia favorece um leque de opções para se espelhar e modificar, assim como a literatura, a música e o cinema.