Curso de Cavaquinho online grátis

Curso Online de Cavaquinho

Um pouco de história

O cavaquinho, também conhecido como braguinha ou machetinho é um instrumento de corda que é bastante semelhante a um violão, ó que em proporções menores. Ele soa por dedilhado e é bastante popular como acompanhador ou até mesmo solista em festas e comemorações populares na cultura brasileira. Alguns estudiosos apontam sua origem sendo procedente de Braga, tendo sido desenvolvido por um povo chamado Biscainhos. Tal suposição se fortalece por conta da afinação do cavaquinho, que é característica da cidade de Braga, sendo ré-lá-si-mi.

Ele é tocado em várias partes do mundo, incluindo Moçambique, Cabo Verde Portugal e claro, o Brasil.Cavaquinho

No Brasil, por exemplo ele é usado frequentemente nas congadas paulistas, sendo parte integrante do conjunto e instrumentos que formam o choro (flauta, bandolim, cavaquinho e violão). Falando nisso, um dos músicos mais conhecidos que tocavam esse instrumento era Waldir Azevedo. Após sua morte, seu sucessor até hoje é Roberto Barbosa, o paulista que é mais conhecido como Canhotinho. Atualmente, ele é um dos músicos mais respeitados do Brasil, sendo uma referência no toque do instrumento, em grande parte por ter aperfeiçoado a técnica que Waldir Azevedo deixou.

Além dos países mencionados anteriormente, também existe outro lugar onde usam um instrumento bastante parecido com o cavaquinho: nas ilhas do Havaí. Lá eles usam o ukulele, que é praticamente idêntico em estética e som.

Cursos Online

Se você possui um cavaquinho ou simplesmente gostou da ideia e quer aprender sem gastar dinheiro, veio ao lugar certo! Selecionamos 3 opções de cursos grátis e que podem ser visualizados de qualquer computador, onde você aprende de forma rápida e fácil a tocar esse instrumento tão importante na nossa cultura.

O primeiro deles é o MVHP, que já é um site famoso pelos cursos de instrumentos que oferece. O segundo é cursandogratis.com, que também oferece um conteúdo de qualidade. E a terceira opção é uma apostila que você pode baixar online e aprender sem precisar da internet posteriormente, podendo até imprimir (clique aqui para baixá-la).