Curso de acordeon (sanfona) grátis

Acordeon

Um pouco de história da Sanfona

O acordeon é um instrumento clássico da cultura brasileira, principalmente a nordestina. Muitos pensam que ele foi criado por aqui, entretanto, sua origem vem de longe. Foi criado no século XIX em Viena, na Áustria, por Cirilo Demian. Na verdade, o que ele fez foi apenas aperfeiçoar um instrumento que havia sido criado há mais de 2500 anos antes Cristo, chamado Cheng.

Ao decorrer do século XIX, ele começou a ficar famoso em vários países, principalmente na Europa. No Brasil, ele chegou há mais de 30 anos depois de sua invenção, em 1864, trazido por imigrantes italianos, na mesma época que estava ocorrendo a Guerra do Paraguai. Mas ele começou a ficar popular no finalzinho desse mesmo século, sendo usado principalmente como um instrumento feito para a dançar. Era usado com frequência em festas e bailes de aldeias da Europa e também do Brasil.Curso de Acordeon

Ao contrário do que muita gente pensa, o acordeon, por ser um instrumento folclórico, possui bastantes limitações com respeito aos estilos de música que ele é capaz de executar. Entretanto, ele suporta todos os estilos, até mesmo a música de câmera e erudita, que eram comuns nos anos 50, sendo executadas em festas de gala para a alta sociedade da época.

Os ritmos principais são

  • xote nordestino
  • música gaúcha

Quando o rock surgiu, o acordeon começou a cair no esquecimento, ficando conhecido apenas como um instrumento para animar festas com intuitos folclóricos, entretanto, em várias partes do mundo e também do Brasil (como na região nordeste), ele é ícone de cultura e regionalismo, sendo muito usado em ritmos como o forró.

Curso Online Grátis de Sanfona

Existem vários cursos de acordeon na internet, entretanto, a maioria deles é pago e muitas vezes não possui muitos recursos e facilidades ao aluno. Mas também há os grátis, que mesmo sem nenhum fim lucrativo, oferecem um material de qualidade e de fácil em entendimento. Entre os cursos grátis de sanfona, o que mais se destaca é o MVHP. São mais de 15 aulas, que vão desde o nível iniciante até o mais avançado. Não perca tempo e comece agora mesmo!