, ,

Currículos – como fazer e dois modelos prontos

Quem busca um emprego deve estar preparado no que diz respeito à paciência, já que deverá passar por vários processos de seleção e entrevistas, esperas por respostas,etc. e também deve se preparar muito bem para mostrar todo seu potencial, todo seu interesse e conhecimentos ao recrutador. Mas, para chegar a esse estágio, o primeiro e fundamental  passo nessa direção, é a preparação de um currículo, ou Curriculum Vitae, que será sua credencial.

É através de um currículo que o candidato ao emprego se faz conhecer ou destacar antes da entrevista, é através desse instrumento que os recrutadores fazem a primeira seleção de possíveis candidatos que tenham o perfil adequado à empresa e à vaga em aberto.

Por isso, segundo recrutadores e profissionais de RH, essa pode ser uma ferramenta que o lance aos primeiros lugares da lista de opções ou simplesmente o elimine da disputa antes mesmo da primeira entrevista, impedindo-o de mostrar suas qualidades através da conversa direta com o recrutador.

Como deve ser um currículo eficiente?

O currículo que chama a atenção positivamente é objetivo e organizado, passando a impressão do modo como o candidato vê as questões profissionais.

ESSE CURRÍCULO NÃO DEVE:

  • conter erros de ortografia, o que elimina imediatamente as possibilidades;
  • não conter a experiência para a vaga pretendida;
  • ser impresso em folhas coloridas;
  • conter fotos sem que tenham sido solicitadas;
  • conter detalhes da vida pessoal.

Como fazer um currículo funcional?

  • COMECE PELOS DADOS PESSOAIS essenciais, como nome, endereço com CEP, telefone e e-mail. Também pode constar estado civil e idade, apenas isso!
  • A VAGA PARA A QUAL ESTÁ SE CANDIDATANDO e sua área de interesse deve ser o próximo item;
  • Liste as DUAS ÚLTIMAS GRADUAÇÕES DE ENSINO que frequentou, da mais recente para a mais antiga, ex.: GRADUAÇÃO e ENSINO MÉDIO,etc. e coloque o nome completo das instituições que frequentou, assim como a data de início e conclusão dos cursos.
  • As EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO principais devem ser listadas, como as graduações de ensino: da mais recente para as mais antigas. Podem constar apenas as que são mais interessantes ou relacionadas à vaga pretendida, ou ainda, aquelas nas quais você tenha se destacado.
  • Para finalizar, podem ser colocadas as informações extras, tais como: Idiomas, cursos que tenha feito e ferramentas de informática que tenha conhecimento. Importante salientar que estas informações devem ser legítimas, caso tenha que comprová-las.

Dois bons modelos prontos para servir de exemplo

modelo-curriculo-pronto

E OUTRO:

modelo-curriculo