,

Cuidados com a pele negra na hora da exposição ao sol

Cuidados com a pele negra na hora da exposição ao sol

Foto: Reprodução

A pele negra apresenta várias características favoráveis, principalmente às mulheres, como por exemplo, uma resistência maior à luz do sol e menor incidência de rugas, quando em comparação com a pele branca. Isso é possível graças à grande quantidade de melanina, que forma uma espécie de camada protetora natural. Além disso, a pele negra contém mais colágeno, que deixa o tecido mais elástico, diminuindo o aparecimento de rugas. Para se ter uma ideia, as mulheres negras podem começar um tratamento antidade aos 25 anos, enquanto as brancas têm que começar aos 20.

Cuidados

Mesmo com esse benefício de maior resistência ao sol, a pele negra também apresenta um ponto fraco: as manchas, isso porque ela tem muita facilidade de criar pigmentos, justamente por conta da concentração de melanina. As áreas da pele que sofrem alguma agressão, como os raios do sol e até depilação, a melanina tende a escurecê-las. Para que esse problema seja evitado, os dermatologistas recomendam que seja usado um protetor solar de fator 30 na praia e fator 15 no dia a dia.

Além do sol, lesões como espinhas, procedimentos estéticos e queimaduras também podem deixar manchas na pele. Por isso, é muito importante tomar bastante cuidado na hora de realizar certos procedimentos, mas não quer dizer que você vai deixar de fazê-los. Basta procurar um bom profissional. Nos casos de tratamentos que usam lasers, a potência não deve ser muito alta.

A pele negra também tem bastante incidência de cravos e espinhas, por conta do maior número de glândulas sebáceas. Para evitar tais problemas, é muito importante que seja feita pelo menos duas vezes na semana uma limpeza de pele.

Mas se você já possui algumas manchas por puro descuido e quer disfarça-las, mas sem recorrer à procedimentos clínicos, confira abaixo algumas dicas de maquiagem específicas para a pele negra.

Dicas de maquiagem

  • Como dito anteriormente, a pele negra tende a ser mais oleosa por conta do grande número de glândulas sebáceas. Por conta disso, use apenas bases fluídas, acetinadas ou com efeito mate. Essa mesma dica vale para outros produtos como primer e corretivo.
  • Um pó compacto também é uma ótima arma contra a oleosidade. Quanto mais fino, melhor! Quer uma dica de qual comprar?! M.A.C e Dior são os melhores! Custam um pouco mais caro mas valem cada centavo.
  • Evite usar blush rosa e invista nos tons amarronzados.
  • Na boca, um rosinha claro cintilante pode dar um up no visual rapidinho!