,

Cuidados com a pele da área dos olhos

Cuidados com a pele ao redor dos olhosA região ao redor dos olhos é uma região de pele fina e sensível, que tem muita propensão à formação de rugas, já que os movimentos são muitos e repetitivos, além de realizar contrações continuamente. Como tem poucas fibras de colágeno e elastina, esta pele não tem muita resistência e acaba mostrando os sinais de idade mais cedo do que qualquer outra.

Outro problema que afeta esta área é a desidratação e a fragilidade dos pequenos vasos  sanguíneos responsáveis pela irrigação local. Por tudo isso, os cuidados necessários com essa área devem ser específicos e devem focar a hidratação e o uso de cremes anti-idade.

Cuidados com a região dos olhos

+ o primeiro passo, assim como em todo o rosto, é a limpeza adequada. Além de limpar diariamente com sabonetes neutros, é essencial que se tire a maquiagem antes de dormir com demaquilantes específicos para a área dos olhos ou sabonetes neutros.

+ a hidratação também é fundamental, mas sempre com cremes específicos para essa região tão sensível e delicada, evitando que aconteçam irritações e alergias, o que poderia prejudicar até a visão. Os cremes hidratantes devem conter em suas fórmulas vitaminas que estimulam a renovação celular e combatem os radicais livres e também outros ativos importantes como:

  • Pantenol: é um ativo de alto poder regenerativo e de umectação, assim, ajuda a reduzir marcas de expressão e rugas.
  • Vitamina E: estimula a microcirculação, regulando as deficiências sanguíneas e linfáticas, o que ajuda a evitar as olheiras.
  • Vitamina C: antioxidante, estimula a produção de colágeno e elastina, diminui a síntese de melanina e aumenta a renovação celular, ajudando a evitar olheiras e reduzir marcas de expressão e rugas.
  • Ácido hialurônico: este ativo faz parte da estrutura de formação natural da pele e age como reestruturador do micro relevo cutâneo, por isso, reduzindo linhas finas e ressecamento.
  • Ácido kójico: é um ativo biotecnológico, derivado do arroz e que tem potencial clareador, drenante e ativador da circulação, reduzindo olheiras e inchaço.
  • Colágeno: trabalha mimetizando o colágeno produzido pela pele, reforçando, assim, as estruturas de sustentação da região.

+ a prevenção ao envelhecimento deve começar cedo. O uso de óculos escuros de boa qualidade, que possuam lentes com proteção solar, evita o franzimento e a consequente marca na pele, além de preservar as fibras de colágeno, ajudando, assim, a retardar o envelhecimento.

+ o uso de cremes anti-idade a partir dos vinte e cinco anos, vai preservando e renovando as fibras de colágeno e elastina e fortalecendo a região, isto retarda o envelhecimento de maneira muito evidente.
Cuidados com a pele ao redor dos olhos4 tratamentos bastante procurados para tratar a pele da área dos olhos

Para quem já tem uma idade mais avançada e os sinais de idade já se fazem notar ao redor dos olhos, existem muitos tratamentos que garantem uma melhora significativa na pele da região:

LASER PEARL: é um equipamento americano que promove uma esfoliação leve ou moderada por quatro dias, quando surge, então, uma nova pele por baixo. É feito em duas ou três sessões e, além de rugas, trata também as olheiras, já que a luz do laser é atraída pelo pigmento do vaso, destruindo-o.

DRENAGEM LINFÁTICA: é excelente para estimular o sistema linfático e eliminar acúmulos de líquidos e impurezas da região abaixo dos olhos. Pode ser feito por esteticista ou, alguns movimentos básicos podem ser aprendidos e feitos em casa.

BOTOX: a toxina botulínica suaviza rugas mais aparentes através de um relaxamento da musculatura, que normalmente se torna tensa e acaba causando marcas de expressão na pele. As aplicações podem ser feitas, normalmente de duas a três vezes por ano e, após a terceira aplicação, normalmente o músculo enfraquece, ou seja, as marcas vão cedendo gradativamente com as sessões e estas se tornam mais espaçadas.

PEELINGS: os peelings superficiais são os mais indicados para esta região tão sensível, melhorando a textura da pele, clareando manchas e atenuando rugas, além de estimularem a produção de colágeno, o que dá firmeza à pele.