,

Comunicado de promoção para empregado

Toda empresa possui uma política de comunicação interna, que permite com que as pessoas fiquem sempre bem informadas sobre tudo o que está acontecendo. Este tipo de comunicação evita que os funcionários se sintam um tanto quanto excluídos do processo como um todo e também evita as “conversas de corredor” que acontecem com bastante frequência nas empresas de qualquer porte.

Dentre as comunicações que são importantes ser feitas para a comunidade de funcionários, está a promoção de qualquer funcionário.

Confira um modelo de comunicado de promoção para empregado:

Modelo de comunicado de promoção para empregado

Comunicado de promoção para empregado

Foto: Reprodução

Comunicado

Comunicamos a você, (nome do funcionário), CTPS nº (informar) série (informar), que a partir de (data) você passará a receber a remuneração de R$ X.XXX,XX (por extenso) no cargo de (informar o novo cargo).

Receba nossos sinceros cumprimentos pela sua projeção, assim como aproveitamos a oportunidade para recomendar que continue com a mesma dedicação que serviram de instrumento para efetivação deste sucesso.

Atenciosamente,

 

(assinatura)

(nome do responsável)

(cargo)

 

(assinatura)

(nome do empregado)

Dicas para comunicar uma promoção

Muitas empresas ainda tratam as questões relativas as promoções de um determinado funcionário com o máximo de descrição possível. Mas os especialistas acreditam que esta não é a melhor forma de fazer este tipo de mudança no seu quadro de funcionários. Geralmente esconder a promoção de um determinado funcionário pode gerar uma série de fofocas, que não é saudável para ninguém.

É importante também, antes do comunicado da promoção em sí, garantir que a empresa possua uma política de promoção bem clara. Assim, os outros funcionários não vão se sentir injustiçados quando uma determinada pessoa ganha uma promoção enquanto que outra não avança na empresa.

A primeira pessoa que deve ser comunicada da promoção é o próprio funcionário, além é claro dos superiores. Por isso, evite comunicar para outros funcionários, especialmente do mesmo nível hierárquico do promovido, que ele vai subir de cargo dentro da empresa antes que o próprio saiba. Marque uma reunião privada com o funcionário para comunicar a decisão.

É importante também que o departamento de Recursos Humanos dê um suporte em relação a este novo cargo. Em alguns casos isso vai acabar não resultando apenas em uma alteração de salário, mas também alterações de contrato, horários de trabalho, responsabilidades, forma de se vestir dentro da empresa, etc.

Não esqueça também de trabalhar para que o funcionário que está recebendo uma promoção tenha total suporte em relação a transição de cargos, especialmente quando estiver relacionado a cargos de chefia, com diretores, coordenadores e gerentes.

Avise também o funcionário que o restante do corpo de funcionários será comunicado desta mudança na empresa. Esta comunicação pode ser feita de várias formas, tanto pelo comunicado impresso e preso em um mural de avisos, ou por comunicação eletrônica como o e-mail, ou ainda envio de mala direta para cada funcionário.