,

Como usar o Windows Movie Maker

O Windows Movie Maker é um programa nativo do sistema operacional da Microsoft, onde é possível editar vídeos caseiros de forma simples, deixando-os com um aspecto profissional. Muita gente não usufrui dos recursos que ele oferece, por acha-lo um programa de difícil entendimento. Entretanto, com algumas dicas básicas, você começa a criar e editar seus vídeos de forma simples e rápida, adicionando efeitos (ou retirando-os) e transições bem legais entre os clipes.

Confira logo mais abaixo uma apostila básica com dicas de uso mais importantes do Windows Movie Maker.

EFEITOS

Um dos recursos mais procurados é a adição de efeitos visuais nos vídeos que são editados no WMM. Eles ajudam a deixar o resultado com uma cara profissional, além de tonar a visualização bem mais prazerosa. Veja como fazer:

  • Após importar o vídeo, ele vai ser separado por clipes. Acima deles, tem um campo de seleção chamado “Mídia Importada”. Clique nele e mude para “Efeitos”.
  • Vão ser exibidos todos os efeitos disponíveis. O ícone de cada um representa o que ele faz.
  • Isso serve apenas para visualizar cada efeito, para que posteriormente você use-o.
  • Para adicionar um efeito, arraste os clipes para a linha do tempo, na parte de baixo da tela. Clique com o botão direito na parte escolhida e selecione “Efeitos”.
  • Escolha o que mais te agrada e e clique em OK. Você pode adicionar mais um.
Efeitos

CORTAR UMA PARTE DO VÍDEO

Sabe aquela parte do vídeo que não deu certo e que você desejaria excluir? Pois bem, ela pode ser cortada facilmente. Basta selecionar o clipe do qual deseja tirar um pedaço, arrastar o mouse até a borda dele, segurar com o botão esquerdo e arrastar até o ponto que deseja, assim como mostra a imagem. Caso tenha cortado demais, é possível refazer a qualquer momento.

Corttar vídeo

REMOVER ÁUDIO

Existem vídeos cujo áudio ficou ou ruim, ou simplesmente você não quer usá-lo, para por uma trilha sonora de fundo. No Windows Movie Maker é possível extrair o áudio, sem alterar nada na imagem. O processo é bastante simples:

  • Clique com o botão direito do mouse no clipe desejado e clicar na linha “Áudio”.
  • Agora você escolhe se deixa o clipe mudo ou apenas baixa o seu volume.

Remover áudio