Como usar as almofadas para melhorar a decoração


A decoração de um ambiente deve levar em consideração diversos fatores, como o estilo de decoração que se quer, o estilo de vida dos moradores, entre outros. Cada item decorativo deve harmonizar com os móveis e todo o resto, sendo importante observar as cores e materiais dos objetos para que o ambiente fique harmonioso e aconchegante!

As almofadas são objetos que costumam fazer parte da decoração da maioria das casas, em salas ou quartos e podem ser de grande ajuda para melhorar o espaço, alegrar um ambiente mais sóbrio ou tornar um sofá mais confortável e aconchegante, por exemplo, mas, se não forem bem escolhidas, podem também ter exatamente o efeito contrário e destoar de todo o resto, tornando a decoração um desastre!

Que tipo de almofada escolher?

Apesar de essa questão ser completamente subjetiva, afinal, o que não falta no mercado é variedade de materiais, modelos, tamanhos e estilos de almofadas, portanto, determinar o tipo a ser usado na decoração, cabe apenas à pessoa que vai viver nesse ambiente no dia a dia. Para que essa escolha seja feliz, algumas dicas podem ser seguidas, mas, o que vai determinar o sucesso da tarefa será o bom senso e o gosto pessoal!

Embora alguns decoradores insistam em determinar a quantidade ideal de almofadas ou o tipo de tecido que deve ser usado para revesti-las atualmente, o importante é que se escolha materiais de boa qualidade e que tenham a ver com o resto do ambiente. Por exemplo…

  • não escolha tecidos mais nobres e sofisticados como brocados, cetins, etc.
  • para decorar um sofá simples em uma sala com paredes de tijolos à vista, prefira tecidos rúticos, como algodão e outros.
  • Enfim, a regra para decorar é não seguir regras, pois, com criatividade e bom gosto, os resultados podem surpreender e a mistura de elementos que, teoricamente não combinam, pode ser encantadora!

Veja algumas indicações, ideias e comparações e faça suas escolhas!

Decore usando almofadas

Ambiente rústico, as almofadas tem tecidos em formatos e padronagens diversificadas, algumas artesanais, com bordados; cores fortes que dão aconchego ao ambiente. Nesse caso, são muitas almofadas, mas, como o banco é em madeira, estas se tornam bastante necessárias ao conforto de quem vai sentar-se. Além disso, o tapete com as almofadas também torna o ambiente despojado e jovial!

 

Decoração sóbria usando almofadas

Aqui, o que manda é a sobriedade! Um ambiente sofisticado e masculino, onde as almofadas tem tamanhos grandes, tecidos nobres e padronagens que combinam perfeitamente com a decoração sóbria!

 

Use a beleza do floral em suas almofadas

As almofadas em tecido floral combinam com o restante da decoração, onde as flores quebram a neutralidade do sofá cinza e da parede atrás deste, trazendo alegria e leveza ao ambiente.

 

Belas almofadas com detalhes artesanais

Almofadas em tecidos nobres e com detalhes artesanais delicados e de bom gosto. Perfeitas para enfeitar camas!

 

Use cores em sua decoração

Aqui, o ambiente é descontraído e as almofadas coloridas o tornam ainda mais jovial, combinando com os detalhes coloridos dos outros objetos. Apenas o número da almofadas poderia, quem sabe, ser menor…

 

Almofadas com formas geométricas

Um ambiente bastante discreto e pouco colorido. As estampas das almofadas, em forma geométricas, quebram um pouco a falta de cores.

 

Almofadas com estampas

Esta é uma tendência muito legal e descontraída! Acrescentar almofadas com imagens de ídolos da música ou cinema, além de cenas de filmes, à decoração. Para quem tem estilo!