Como tirar meu nome do SPC / Serasa?

SPC

Infelizmente, no atual mundo em que vivemos, as dívidas e a inadimplência andam sempre grudadas. Várias pessoas compram e por algum motivo ou imprevisto, não conseguem sanar o débito com determinada empresa, o que se torna algo ruim para ambas as partes envolvidas.

Com o intuito de incentivar o pagamento atrasado de contas, foram criados órgãos de proteção ao crédito, que são o SPC e o Serasa. Hoje em dia, essas duas siglas causam medo em todo consumidor, pois quando se possui um cadastro em uma delas, o indivíduo não consegue comprar em praticamente nenhum lugar, além de perder privilégios como: abertura de conta em banco, empréstimos, assinatura de TV a cabo, internet e telefone, entre muitos outros. Resumindo, consumidor fica com o nome sujo.

Esses cadastros foram criados também para incentivar a compra à vista, pois quando um indivíduo está com o nome no SPC, por exemplo, ele só conseguir comprar à vista, já que nenhum estabelecimento aceita parcelar compras nesses casos. Isso ajuda a controlar as dívidas que a pessoa possui, evitando que ela faça mais.

Como sair do SPC e Serasa?

De acordo com a legislação brasileira, quando um consumidor é cadastrado no SPC e/ou Serasa, mas mesmo assim não paga a conta, o seu cadastro deve ser apagado em até 5 anos. Caso isso não ocorra, você pode entrar com uma ação judicial de danos morais.

Como 5 anos é período bem longo, muitas pessoas procuram na internet e em outros meios, formas de retirar seus nomes desse cadastros, sem ter que pagar o valor total da dívida. Muitos deles nem funcionam, mas outros, que são simples dicas de direitos civis, podem funcionar muito bem.Serasa

Dicas

  • Você pode entrar com um requerimento chamado “Obrigação de Fazer”. Trata-se de um documento, onde você assume seu débito, mas não concorda com os juros astronômicos e os métodos que foram estabelecidos no processo de negativação do seu nome. Sendo assim, segundo a lei, você provavelmente será amparado.
  • De acordo com a legislação brasileira, antes de qualquer negativação do nome de um indivíduo por parte de órgão de proteção ao crédito, deveria haver uma audiência. Ou seja, caso chegue aquela famosa cartinha onde mostra que seu nome foi negativado, leve até um advogado e fale sobre isso. Dessa forma, se você ganhar a audiência e o juiz ficar a seu favor, seu nome não poderá entrar no SPC/Serasa.