Como tingir roupas – customização de camisas, calças e jaquetas

Roupas

Uma técnica muito interessante para customizar suas roupas é tingi-las com a cor que quiser. É fácil e dá personalidade às peças, além de revitalizar aquela roupa velhinha que gostamos demais para nos desfazer dela. Para aderir ao processo de tingir, três fatores devem ser levados em conta: a cor, o tecido e a tinta. Levando em consideração que as peças mais fáceis de tingir são aquelas branquinhas feitas apenas de algodão, os outros tecidos são classificados como os difíceis (composição mista) e os que têm grande chance de não pegar (os sintéticos). Outro fator considerável é a cor do tecido. Vamos ver o que acontece com a peça dependendo da sua coloração:

Tecidos brancos: O branco e os outros tons mais claros normalmente conseguem alcançar a cor original do corante.

Coloridos: A cor usada para tingir estes tecidos deve ser mais escura que a sua original, pois o resultado será a soma da cor da peça junto à cor da tinta. Um exemplo é o da camisa amarela, a qual é aplicada o corante azul, seu resultado será verde.

Estampados: Estes só são tingidos na área onde o tecido não tem impressão por cima das fibras que seja imune à tinta. Não adianta querer deixar a peça lisa com o corante!

Métodos para tingir tecidos em casa

Frio

Este método usa a tinta diluída em água fria. Basta colocar um pouco de água num balde e adicionar a tinta, vá acrescentando mais dos dois materiais até obter a cor desejada. Depois é só mergulhar o tecido dentro da solução e deixar por alguns minutos, assim as fibras irão absorver bem a tinta. Passados os minutos suficientes até que o tecido tenha ganhado a cor desejada, pendure-o no varal pelas extremidades pelo avesso e espere secar.

Quente

Para tingir os tecidos com esse método é preciso esquentar bastante água e misturar ao corante. Vale lembrar que não há meio termo, a cor vai ser a mais forte possível. Se desejar que o tom não seja tão forte, adicione menos corante, sem mudar o tempo de fervura indicado pelo produto.

Técnica de tingir Tie-dye – Passo a passo

O Tie-dye é uma técnica simples para tingir tecidos, o nome literalmente significa “amarrar e tingir”. Para fazer, tudo o que precisa é uma camisa branca, sal grosso, vinagre, uma panela grande, luvas, cordão ou elásticos e uma colher de pau. Se interessou em aprender a técnica? Siga os passos a seguir da técnica dos elos.

Tie-dye

Para fazer os elos, basta dobrar a camisa, enrolar e prender com elásticos como a foto indica.

  1. Em uma panela grande, adicione à água duas colheres de sal grosso. Coloque a panela no fogo e espere ferver;
  2. Coloque a tinta na água devagar, mexendo com a colher de pau até obter o tom desejado;
  3. Insira a camisa amarrada na panela e deixe durante 15 minutos;
  4. Enquanto a camisa “cozinha”, adicione água fria e 3 colheres (sopa) de vinagre em um balde;
  5. Coloque a camisa agora na água fria e espere mais 20 minutos;
  6. Retire do balde e desamarre a camisa;
  7. Mergulhe-a na água limpa e espere que seque na sombra.

Recomendar:

Comentários

Sobre o autor

Nayla Georgia

SiteTwitterFacebook