Como são produzidos os melhores uísques?

uisque

Uísque é uma famosa bebida destilada oirunda da Escócia. Lá bebê-lo é quase como hábito diário, tudo é motivo para consumir esta bebida (nascimentos, funerais, casamentos e etc).

Existem diversos tipos de uísque e várias formas de consumi-lo (com gelo, com refrigerante, com água de coco, energéticos, entre outros).

Se você gosta de beber uísque ou é apenas um curioso sobre bebidas, saiba agora um pouco sobre o processo de produção do whisky:

  1. MALTAGEM: a cevada é mergulhada em água fria e depois que o grão estufa é espalhada e misturada. Quando os brotos de malte surgem inicia-se um processo de secagem para evitar que os brotos cresçam mais (nesse estágio o cereal é chamado de malte verde).
    O cereal é secado num fogo que contém turfa, o que lhe adiciona um sabor de defumado.
  2. MOAGEM: os grãos são moidos em grandes máquinas com martelos hidráulicos transformando-se em farinha.
  3. MACERAÇÃO:  a farinha é colocada em água quente, processo que libera o açúcar da cevada e gera um líquido chamado de mosto (tal processo é feito num grande destilador feito em aço inoxidável). Agora destila-se o mosto, onde a parte líquida do mesmo é separada da sólida (esta parte é excluída e depois utilizada como ração para gado).
  4. FERMENTAÇÃO: aqui é acrescentado lêvedo ao mosto. O lêvedo começa a fermentar e a mistura começa a liberar gás carbônico e espuma. Neste processo o açúcar é transformado em álcool e em cerca de 60 horas surge uma bebida fermentada doce com nível alcoólico entre 8 e 9%.
  5. DESTILAÇÃO: através de tubos a bebida passará por duas detilações em alambiques. Depois de destilada a bebida é envelhecida em tonéis de carvalho, onde ganhará cor e sabor.