Como recuperar arquivos apagados do pen drive


Recuperar arquivos apagados do pen drive Muitas vezes apagamos alguns arquivos do pendrive e só depois nos damos conta de que ele era importante. Ou até situações onde o dispositivo pega um vírus, o que o faz perder todo o seu conteúdo. Para a felicidade de muitos, existe vários programas capazes de recuperar esses arquivos excluídos permanentemente, que na verdade ainda existem, porém, de forma oculta.

Para esse tutorial, utilizaremos um programa bastante famoso no assunto, o Recuva. Ele é gratuito e possui recursos bastante eficientes, sendo capaz de recuperar arquivos de pendrives, HDs, cartões de memória, entre outros tipos de memórias.

Confira agora o passo a passo de como recuperar seus arquivos

1. Baixe e instale o Recuva no seu PC (Download);

2. Insira no seu computador o pendrive o qual deseja recuperar os arquivos excluídos;

3. Abra o Recuva, clique no local (letra) onde se encontra seu pendrive;

4. Com ele selecionado, clique na opção “Verificar”;

5. O programa irá analisar todos os dados do dispositivo e mostrar as condições de recuperação dos arquivos deletados;

6. Após terminar essa análise, será exibido um relatório, onde serão mostrados todos os arquivos que podem ser recuperados. Você pode escolher qualquer um, separadamente. Caso não lembre qual deles é, selecione todos e clique na opção “Recuperar”;

 

Interface do Recuva

 

7. Para melhores resultados, salve os arquivos recuperados em uma pasta separada no seu pendrive. Mas se suspeita que ele está falhando, opte por salvar no PC mesmo;

8. Após terminado o processo, é hora de ver se os arquivos foram recuperados corretamente. O Recuva irá exibir um relatório, onde serão mostrados os possíveis erros em alguns deles. Abra um de cada vez e verifique se ocorreram falhas, o que é extremamente normal, já que se trata de um arquivo que foi excluído anteriormente.

O programa também possui uma função contrária: excluir definitivamente alguns arquivos do seu dispositivo, a fim de que não possam ser recuperados por ninguém posteriormente. Esse método pode ser usado em conteúdos restritos e pessoais. Para fazer isso, o processo é mais simples ainda. Basta ir no programa, e fazer a análise do pendrive. Na tela de arquivos encontrados, clique com o botão direito do mouse naquele que você quer excluir permanentemente e clique na opção “Remoção Segura Marcada”. Feito isso, o arquivo não poderá ser recuperado com nenhum programa e em nenhum sistema, pois os dados dele foram sobreescritos.

Você pode também recuperar arquivos do HD. Para isso, basta mudar a unidade para “Disco Local” na parte esquerda do Recuva.