Como montar uma carteira de ações (escolher as empresas)

Como montar uma carteira de ações (escolher as empresas)Existe uma forma de investimento que desmente aquela história de que só investe no mercado de ações quem tem muito conhecimento.

Saiba que dá pra tirar o mesmo retorno que o mercado, ou seja, o Ibovespa, utilizando uma simples estratégia.

Para isto deve-se utilizar a estratégia de investimentos da Carteira VIP.

A Carteira Vip é recomendada para investidores que querem investir com o mínimo de trabalho e o mínimo de risco, com a finalidade de acumular um fundo de poupança no longo prazo.

Uma vez montada por completo, o conteúdo da carteira será de 10 ações, sendo estas as 10 ações mais negociadas no mercado.

No total, serão investidos valores iguais em cada uma das dez empresas.

Como escolher as ações em que vou investir? Como começar? Qual estratégia utilizar?


Resumo dos passos para montagem da carteira e escolha das ações.

  1. Para começar, acesse o site da BOVESPA e verifique as 10 ações com maior peno na composição do Índice Bovespa para o próximo quadrimestre (considere o preço conjunto das PNs e ON de cada empresa).
  2. Efetue suas aplicações em ações de maneira que as 10 ações de maior peso do Índice possuam pesos aproximadamente iguais em sua carteira, sempre comprando lotes inteiros se possível.
  3. A cada quadrimestre, verifique se houve alguma mudança importante na composição do índice. Se alista das 10 ações de maior peso mudou significativamente, faça as modificações necessárias em sua carteira. Para economizar comissões da corretora, só efetue uma mudança de ação, se uma ação recém chegada no índice possuir um peso 20% (ou mais) a mais que a ação que ficou de fora do índice.

Fonte de informação: Curso Investimento em Ações de A a Z.

PS: Nos passos para a montagem para a carteira VIP, foi desconsiderada a dica de investir 50% do capital total em Renda Fixa. Isto para obter-se um retorno o mais perto possível do Ibovespa.

PS2: As informações apresentadas neste site são apenas de proposta educacional. Os usuários assumirão todos os riscos das ações que forem resultantes da leitura e interpretação deste material. Este site não contém indicações de investimentos nem de empresas em particular.