Como medir o ph do solo em casa

Como medir o ph do solo em casa

Foto: Reprodução

O pH, conhecido também como Potencial Hidrogeniônico é um índice usado para indicar os níveis de neutralidade, acidez ou alcalinidade de qualquer meio. É muito utilizado em piscinas e em estações de tratamento d’água. Mas o pH também pode ser usado para analisar a qualidade dos solos, o que ajuda bastante na hora de plantar algo, como por exemplo, plantas de jardim.

Normalmente, o valor do pH varia de níveis entre 0 e 14. No caso dos solos, esses, quanto mais o valor for menor que 7, mais o meio é considerado ácido. Níveis próximos de 7 são neutros e os que estiverem acima desse número, são considerados alcalinos, ou simplesmente, básicos.

Esses valores de pH são importantes para analisar se o solo é realmente fértil e pronto para receber algum tipo de plantação. Os níveis adequados usados na agricultura devem ser entre 5,5 e 5,8. Todavia, o pH pode variar por vários motivos naturais, como rochas, sais minerais e algumas outras substâncias que são associadas à ele para facilitar o plantio. O calcário, por exemplo, é um elemento que mais têm capacidade de alterar o pH.

Como é medido o pH

O pH pode ser medido por um aparelho chamado phmetro. Ele funciona realizando a leitura das características ácidas e básicas do meio em questão. Essas características são bastante importantes para o desenvolvimento de algumas plantas, influenciando até mesmo nas cores que algumas flores adquirem. Tal fato pode ser observado nas hortênsias, que em alguns locais nascem azuis e em outros em um tom de rosa. Isso acontece justamente por conta da acidez do solo: quanto mais ácido, maior a probabilidade da coloração azul aparecer.

Como medir o pH em casa?

Se você quer medir o pH do solo, mas não tem um medidor profissional, saiba que é possível fazer isso na sua própria casa, com ingredientes fáceis de serem encontrados e usando um método bastante caseiro. Confira o passo a passo.

  1. Pegue várias folhas de um repolho roxo e coloque em uma panela com água. Leve ao fogo até que a fervura faça o alimento liberar sua coloração natural, formando uma espécie de caldo.
  2. Desligue o fogo e deixe esfriar. Em seguida peneire o caldo em um recipiente transparente e deixe reservado.
  3. Agora pegue uma amostra do solo que você quer analisar usando uma pá de ponta (a medida ideal é feita com um copo).
  4. Coloque essa amostra em um recipiente e em seguida adicione duas medidas iguais de água destilada.
  5. Mexa bem até que fique tudo homogêneo.
  6. Deixe a mistura descansando por 3 horas.
  7. Passado esse tempo, note que a mistura decantou. Você deve passar esse líquido para outro recipiente.
  8. Adicione o líquido decantado ao molho de repolho roxo, misturando com bastante calma e delicadeza.
  9. Se o resultado final for uma mistura de cor verde, o solo em questão é alcalino. Se ficar vermelha, ele é ácido.
  10. Mesmo não indicando o valor exato do pH, essa técnica caseira é bastante útil.