Como jogar cacheta


Cacheta

Cacheta é um jogo de baralho pertencente à família PIF-PAF, que é jogado com dois baralhos franceses (104 cartas no total), podendo ser ou não usado o curinga. Cabe aos jogadores (de 2 a 5) decidirem se irão usar essa carta ou não.

Cada jogador deve receber 9 cartas e o carteador deve distribui-las o sentido anti-horário. O objetivo é praticamente o mesmo da maioria dos jogos de cartas: eliminar todos os oponentes e ser o único a ficar na mesa. Se você quer aprender como jogar, veja as regras logo mais abaixo:

Antes de tudo, você deve aprender quais as definições do jogo

  • Curinga: pode ser qualquer carta do jogo, que possa substituir qualquer outra em uma trinca ou sequência.
  • Vira: essa é a carta do maço que após ser virada, vai determinar o curinga. O mesmo será sempre a carta que estiver acima da que foi virada, prestando bem atenção na cor. Ex: se virar um 7 de paus, todos os 8 pretos serão curingas.
  • Sequência: dá esse nome a três cartas seguidas ou mais do mesmo naipe.
  • Trinca: dá esse nome a três cartas que possuem o mesmo valor, mas são de naipes diferentes. Os participantes poderão agregar uma ou até duas cartas que possuem mesmo valor, desde que seja do mesmo naipe.
  • Bater: é o ato de combinar e baixar as 9 (ou 10, junto com a da compra), formando sequências ou trincas.
  • Maço: é o montante que sobra depois da distribuição de cartas.
  • Rodada: trata-se de uma sequência de jogadas que acontece até que algum participante bata.
  • Lixeira: é o montante formado pelas cartas que foram descartadas durante o jogo. Apenas a última carta é visível.
  • Furar a fila: é pegar uma carta da lixeira, fora da sua vez de jogar, com a intenção de bater.
  • Se queimar: acontece quando um participante não pode mais furar a fila durante uma determinada rodada.
  • Ficar na boa: é quando o participante está precisando apenas de uma carta para bater.

ORDEM DAS CARTAS: A | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | J | Q | K

COMO FUNCIONA O JOGO DE CACHETA

Depois que as cartas são distribuídas, é mostrada a carta que está no topo do monte, que chamamos de “Vira”. Após isso, o primeiro participante compra uma carta do maço e vai tentando fazer jogadas e se possível, bater. Depois disso ele descarta uma carta, formando a lixeira. Agora é a vez do outro jogador, que pode optar por comprar uma carta do maço ou pegar a ultima que foi para a lixeira, e assim segue o jogo. Se um participante está precisando apenas de uma carta para bater, ele pode anunciar que está na boa. Nessa situação, ele pode furar a fila, entretanto, se ele fizer isso e não bater, ele se queima. Um participante pode bater com 9 ou 10 cartas, dependendo do descarte.

CONTAGEM DE PONTOS

Obs: Todos os participantes começam o jogo com 10 pontos.

  • Quando um participante bate com 9 cartas, todos os outros perdem 1 ponto;
  • Se ele bater com 10 cartas, os demais perdem 2 pontos;
  • Quando um jogador fica com nenhum ponto, ele sai da mesa. O jogo continua até que sobre apenas 1 participante, que será o vencedor.