Como fazer – Plano de Negócios

Plano de negócios

Fazer um bom Plano de Negócios para a sua empresa é de suma importância para o sucesso dela pois é através do plano que você irá saber tudo o que está acontecendo com a sua empresa , com o mercado consumidor, fornecedor, concorrente e também poderá saber o que acontecerá com os mesmos no futuro.

Sendo assim você e sua empresa estarão sempre preparados para qualquer mudança econômica que possa ocorrer no decorrer do tempo.

Plano Financeiro, de Marketing, de Mercado…

Um bom exemplo é o Plano Financeiro onde você planeja quanto sua empresa terá de gastos fixos e variáveis durante o mês, quanto ela gerará de receita e quanto restará de lucro após dezuzir-se as despesas da receita.

Através deste plano você poderá saber antecipadamente se faltará dinheiro em caixa para pagar as despesas (e assim já planejar como serão os empréstimos que você teria que tomar para honrar os pagamentos) ou se sobrará dinheiro (e assim já planejar onde investirá este lucro).

Há também o Plano de Mercado onde você terá que ir à campo para reunir informações sobre os seus fornecedores (preços, prazo de entrega, qualidade do produto, prazo de pagamento, entre outros) , concorrentes (localização, quantidade da clientela, vendas, estrutura, entre outros) e consumidores (faixa etária, escolaridade, renda, onde eles moram, entre outros).

Fora os mencionados acima ainda há o Plano de Marketing que nada mais é que uma análise que contrasta o que os consumidores realmente necessitam e como essa necessidade está sendo atendida agora.

Dentro do Plano de Marketing você pode descobrir nichos de mercado, ou seja, uma demanda não satisfeita com o produto/serviço que há no mercado.
Estes nichos existem por que atualmente as empresas estão preocupadas em atender as necessidades da maioria dos consumidores e como nem todos tem o mesmo gosto criar-se-á uma demanda insatisfeita.

E não pense que vender algo para uma “minoria” é ruim pois é melhor uma minoria exclusiva do que uma maioria exparsa.

Até agora eu só falei sobre a importância do Plano de Negócios para a sua empresa internamente, mas saiba que ele não serve apenas para isto.

Veja a seguir alguns documentos sobre as outras utilidades de um Plano de Negócios e também como fazê-lo passo-a-passo

Espero ter ajudado quem tinha dúvidas sobre este assunto.