Como fazer a dieta das cores – dicas?


Dieta das cores

Na hora montar seu prato, muitas vezes surgem dúvidas de quais alimentos devem ser escolhidos. É muito difícil decorar de cabeça as propriedades e benefícios à saúde de cada um deles, assim, muitas vezes ficamos perdidos e acabamos sempre comendo os mesmos alimentos, o que resulta numa dieta rica em alguns nutrientes e pobre em outros.

Sabe como resolver isso rapidamente?

Dieta das cores

Todos os alimentos de cores semelhantes possuem propriedades nutricionais parecidas, assim, basta que nós saibamos as propriedades de cada cor e estaremos aptos a montar um prato sempre balanceado e seguir uma dieta saudável.

É muito fácil, veja os significados

  • Cor Branca: São alimentos como a banana, batata, maçã e pera. Eles são ricos em cálcio, assim ajudam a manter ossos e dentes saudáveis. Além disso contribuem regulando nosso intestino, e assim evitamos a desagradável prisão de ventre.
  • Cor vermelha: Por serem ricos em licopeno, tornam-se uma ótima ferramenta contra problemas como o cansaço e a depressão. Outros benefícios que valem lembrar é o poder diurético e desintoxicante dos alimentos vermelhos. Ex: Beterraba, caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina e pimentão.
  • Cor roxa e preta: Ajudam a fortalecer os músculos, retardar o envelhecimento e mantém nosso coração saudável. São riquíssimos em vitamina B1, o que nos ajuda a digerir carboidratos com mais facilidade, assim fazendo com que tenhamos mais energia no dia a dia. Alguns deles são a alcachofra, ameixa, jabuticaba e a berinjela.
  • Marrom: São alimentos ricos em fibras, assim ajudam a regular nosso intestino. Outros benefícios estão relacionados ao tratamento de problemas como diabetes e colesterol alto. Seu consumo também melhora nossa flora intestinal. Ex: Amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral, avelã, canela, castanha e centeio.
  • Cor verde: Por ter fibras e ferro em excesso, é uma ótima fonte de energias para nosso organismo. Tudo isto graças a clorofila, que é um potente energético celular. Ex: Abacate, acelga, alface, repolho e salsa.
  • Cor amarela: Beneficia nossa pele, deixando-a jovem e longe de problemas como a flacidez, já que tem propriedades que ajudam a mantê-la elástica. Ex: Abacaxi, caju, laranja, tangerina e maracujá.

O que os nutricionistas indicam é montar sempre um prato bastante colorido. Quanto mais cores sua refeição possuir, maior o teor de nutrientes contidos nela.