Como desbloquear portas de modem ADSL para usar emule ou torrent


modem adsl

Para abrir as portas de seu roteador ADSL e poder fazer download através de programas torrent e emule, basta seguir os seguintes passos:

Para liberar as portas de seu roteador é preciso usar a configuração via NAT (Network Address Translation), Inbound Server, DMZ e/ou pelo PortForward, dependendo do seu modelo de aparelho.

Salvo que você deve conhecer o funcionamento dos itens citados acima, vamos ao tutorial que ensina como liberar as portas de seu modem adsl:

Lista de portas recomendadas:

Muitos aplicativos online, tais como eMule usam portas TCP/UDP pré-configuradas. No caso do eMule a porta TCP padrão é a 4662 e a UDP 4672, mas o que muitos não sabem, é que qualquer porta serve, desde que esta não esteja bloqueada diretamente pela sua operadora banda larga.

Por isso, após abrir uma porta, seria interessante você testar se a escolhida se encontra realmente disponível e liberada. Acesse então o TCP/UDP Port Connection Tester e digite a porta que você acabou de liberar.

As seguintes portas são recomendadas: 38260, 53878, 54136, 55557 e/ou 62161. Se precisar de mais portas, basta abrir o uTorrent, clicar em Opções/Preferências/Conexão e, em seguida, clicar no botão Porta Aleatória para gerar novas opções.

ATENÇÃO: Além de abrir as portas no seu modem, você também precisa configurá-la no eMule e/ou no uTorrent, caso contrário, nada adiantará.

Como abrir as portas:

Antes de qualquer coisa, você precisa acessar o painel de  controle do seu modem/router. Caso tenha dúvidas de como realizar esta etapa, confira a lista completa de modelos e marcas de modem ADSL com IP de acesso, login e senha. A partir daí localize no menu, a opção NAT e siga os passos a seguir:

1. Dentro de NAT, clique em Add Rule.

2. Em Rule Type, selecione a opção Redirect.

3. Em Protocol, será necessário o uso de TCP e também do UDP.

4. Primeiro vamos configurar o TCP selecionando esta opção.

5. Em Local IP digite o seu IP que você está usando em sua rede interna. Ex.: 192.168.1.1.

6. Em Global Address From digite o IP 0.0.0.0. Assim todos os IP’s da rede interna estarão liberados para usarem esta regra.

7. Em Global Address To faça o mesmo que no item 6.

8. Em Destination Port From selecione Any Other Port e digite a porta 48970. OBS.: Vide lista das melhores portas no início deste artigo.

9. Em Destination Port To faça o mesmo que no item 8.

10. Clique agora em Submit.

11. Faça novamente o mesmo processo (com as mesmas configurações) usando agora o Protocol UDP, conforme citado no item 3.

12. No final, clique de novo em Submit, em seguida em Save e por último em Reboot. Pronto!

Abrindo portas usando Inbound Server:

Use este tutorial se o modelo do seu modem não tiver a opção NAT, seguindo os passos abaixo:

1. No menu do seu modem, acesse a opção Inbound Server para entrar em Server Configuration.

2. Em Port digite 48970 e em Protocol selecione TCP.

3. Em Server IP Address digite o IP da sua rede interna. Ex.: 192.168.1.1.

4. Clique em Add.

5. Repita o mesmo processo usando o Protocol UDP.

6. Clique em Add.

7. Clique em Ok, depois em Save e em seguida em Reboot. Pronto!

Abrindo portas usando DMZ (Demilitarized Zone):

Somente use esta opção em último caso, pois ativando a opção DMZ, você estará liberando todas as portas da sua rede. Mas se nenhuma das opções acima funcionar, faça a ativação do DMZ e configure o seu IP interno (ex.: 192.168.1.1) para que o DMZ redirecione o que foi enviado para o IP da conexão para o IP da rede interna.

Abrindo portas usando o PortForward:

Outra opção interessante é usar o PortForward para configurar qualquer modelo de modem e/ou roteador disponível no mercado hoje em dia. Uma vez acessando este site, localize o modelo do seu aparelho. Em seguida lhe será exibida uma lista contendo tutoriais ensinando como liberar as portas de centenas de aplicativos online.

Fonte: WWW.CELSOJUNIOR.NET