,

Como cuidar de cabelo black power

Como cuidar de cabelo black power

Foto: Reprodução

O cabelo black power fez um sucesso enorme nas décadas de 60 e 70, mas começaram a se extinguir com o passar do tempo, quando surgiram os meios fáceis e rápidos de alisamento, como chapinha escova, entre outros. Mas há quem ainda preserve o estilo afro e deixe as madeixas volumosas.

Os cabelos desse estilo são naturalmente crespos, e para que se mantenha bonito e com aspecto saudável, é preciso tomar alguns cuidados especiais, pois o fio tende a ressecar facilmente, deixando uma aparência opaca e cinzenta, o que com certeza não é o seu objetivo.

No salão, por exemplo, o ideal é fazer uma hidratação, mas uma que seja voltada especialmente para os cabelos crespos ou cacheados, que possuem uma intensidade maior. Já em casa é recomendado lavar normalmente usando shampoos e condicionadores específicos, e para dar uma finalizada, os cremes de pentear são uma ótima escolha, mas deve-se tomar bastante cuidado na hora de usar, pois tendem a deixar muitos resíduos.

Dicas de como cuidar

Quem tem cabelo crespo e black power pode tingir normalmente os fios, ou até mesmo aplicar outras técnicas para deixa-lo mais bonito, todavia, é necessário tomar uma série de cuidados para evitar efeitos controversos. Aí vão algumas dicas importantes:

  • Caso já tenha usado algum método químico de relaxamento, é recomendável que você faça antes o teste  com a tintura em apenas uma mecha e verificar o resultado, observando se não houve muita alteração na estrutura dos fios, ou até mesmo queda. Se tudo ocorreu normal, pode usar tranquilamente a tinta.
  • Procure usar produtos sem amônia, pois agridem menos os cabelos.
  • A água oxigenada e descolorantes também são grandes vilões para os cabelos crespos, já que são sensíveis e tendem a quebrar facilmente, ficando com aspecto feio.
  • Para eliminar aqueles fiozinhos que ficam soltos, formando um frizz indesejável, invista nos silicones e passe no comprimento e pontas do cabelo.
  • Se a intenção é desembaraçar e evitar que ele fique todo desarrumado, use um pente de madeira com cerdas mais grossas, que facilitam no pentear. O silicone mencionado no tópico anterior pode ajudar bastante nesse processo!
  • É importante que sempre após a lavagem, você retire a umidade dos fios, pois como é um estilo mais volumoso, tende a demorar mais a secar, podendo surgir fungos que causam cheiro de cabelo mal lavado.
  • Se o efeito black power não ficar estruturado o suficiente, você pode utilizar uma pomada modeladora e ajustar da forma que mais gostar.