Como cuidar de bonsai em casa

Bonsai

Outra coisa – fora Kung Fu – que eu gosto da cultura oriental são os bonsai.

Sim eu assumo: me interesso por cursos grátis que ensinam como cuidar, criar, adubar e regar árvores bonsai

Estas plantinhas são maravilhosas, e, se você souber cuidar e delas, os bonsai podem ser um forte aliado na decoração de sua sala, de seu jardim, de sua cozinha

Para cuidar de um bonsai em sua casa ou em seu apartamento, você deve cuidar de três pilares: local, rega e adubação.

  • Local: Sim, você pode colocar o seu bonsai em sua sala, em seu quarto ou em sua cozinha. Mas há um porém: sempre deixe-os perto de janelas, onde a planta possa receber luminosidade. As plantas sempre devem permanecer em locais com boa luminosidade do sol e boa temperatura.
  • Rega: Comece a regar bem devagar, por cima da terra em volta do tronco, certificando-se de que a água esteja penetrando por toda área do solo, até que vaze um pouquinho de água pelos orifícios de drenagem, situados por baixo do vaso. Parece fácil e é, mas você ainda pode falhar porque existem situações que podem te confundir.

E QUANDO DEVEREI REGAR NOVAMENTE ?

Você só pode regar novamente apenas quando a terra estiver quase seca, atenção: somente quando a terra estiver “quase” seca. Pode ser que seja todo dia, pode ser dia sim, dia não. Vai depender do local em que ele estiver e da temperatura deste local.

E COMO SABEREI QUE A TERRA ESTÁ QUASE SECA OU QUE JÁ É HORA DE REGAR?

Existem diversas formas de você ver isto. A terra quando está molhada apresenta brilho, tem coloração mais escura, pode ser perfurada facilmente com um palito e o tato também denuncia a presença de umidade. Observe ou faça testes com um palito (tipo picolé), quando a terra está seca, o palito ou qualquer objeto da espessura de um lápis, tem dificuldade de penetrar no solo. Faça teste pela coloração, molhe a terra seca e observe a diferença de cor.

Adubação

Adubar, nada mais é do que fornecer alimento as sua plantinhas. Os adubos possuem matérias primas que protegem as plantas de pragas e etc.

Como adubar: Existem diversas marcas no mercado e o conteúdo básico dos adubos é: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), estes nutrientes são definidos em porcentagens nas instruções de uso ou na composição do produto. Você deve escolher um que tenha os três nutrientes em proporções semelhantes. Exemplo: Que tenha N.P.K. 10.10.10 – significa que tem 10% de cada um dos nutrientes. Outro exemplo: N.P.K. 08.06.08.

A partir da escolha do produto você deverá ler as instruções de uso, onde estará citado qual a quantidade a ser usada, de que forma usar e em qual freqüência.

Obs.: Você nunca deve alterar as quantidades e nem a frequência de uso dos adubos, pois a adubação em excesso pode causar enormes prejuízos e a morte da planta.

ADUBAÇÃO ORGÂNICA

Além de se fazer a adubação mineral, você deve fazer mensalmente uma adubação orgânica. Use para isto a torta de mamona, encontrada em casa de produtos veterinários e agrícolas. Peça orientações sobre a quantidade a ser usada ou siga as orientações da embalagem do produto.