Como beber vinho?

Vinho

Já se foi o tempo em que para se tomar vinho de forma elegante e sofisticada, era preciso ser um expert e entender tudo a respeito. Hoje em dia, basta saber alguns truques para saborear uma das bebidas mais elegantes do mundo. De tão simples, ela passa a ser a mais complexa.

Preparamos algumas dicas de como saborear um bom vinho levando em conta vários fatores, como: refeição, taças e temperatura ideal. Confira:

 

TEMPERATURA

Esse é um dos fatores mais importantes a serem levados em consideração na hora de tomar um vinho. Quando ele está em sua temperatura ideal é que ele mostra todas as suas características e passa a ser saboreado com mais prazer.

Vinhos brancos devem ser bebidos mais gelados que os tintos, em uma temperatura que varia entre 6°C e 10°C (temperatura de porta de geladeira). Já os tintos, necessitam serem guardados em adegas, para que seu sabor não seja afetado por temperaturas muito quentes ou frias e se mantenham estáveis. Em uma adega, a temperatura varia entre 15°C e 18°C, que é a ideal para se consumir esse tipo de vinho.

 

TAÇAS IDEAIS

Taças de vinho

Existem vários tipos de taças, que são usadas de acordo com o tipo de vinho escolhido. As mais usadas são:

  • Bordeaux: é uma taça para vinhos tintos mais suaves. Ela é alta e tem o bojo pequeno, fato que propicia a apreciação dos aromas.
  • Taça Porto: como o próprio nome já diz, é feita para o vinho do Porto, que possui teor alcoólico concentrado (20%). A taça é pequena e possui um bojo também pequeno, em relação à sua altura.
  • Sauvignon Blanc: taça para vinhos brancos. É alta e possui o bojo pequeno, para que ocorra o mínimo possível de contato com o ar.

 

REFEIÇÕES

Cada refeição pede um tipo diferente de vinho. Confira abaixo algumas combinações:
REFEIÇÃOVINHO
Massas com molho branco ou leveEspumante brut ou tinto jovem suave
PeruTinto suave ou branco seco
Carnes vermelhasEspumante brut ou tinto jovem suave
Peixes e frutos do marEspumante brut ou branco seco
Molho vermelhoTinto maduro e forte
Carnes brancasEspumante brut ou branco seco