Comissurite: o que é, sintomas, causas e tratamentos

ComissuriteComissurite, mais conhecida como perleche ou boqueira, é uma doença de natureza inflamatória, que ocorre nos cantos da boca. Geralmente, após a inflamação, ocorre uma infecção pelo fungo cândida albicans e/ou por bactérias.

Normalmente se manifesta nos meses mais frios e em crianças, principalmente aquelas com predisposição à dermatite atópica, que pode ser causada por mania de lamber os lábios e também por aparelhos ortodônticos. Em pessoas idosas pode ocorrer por conta do uso de dentaduras, pela falta de peças dentárias ou por fatores anatômicos como o sobrefechamento da boca.

Sintomas

  • Dor e ardência nos cantos da boca;
  • Desconforto e secura na mesma área;

Esses sintomas são sentidos principalmente quando se põe na boca alimentos e bebidas ácidas. Além dos sintomas apresentados acima, podem ocorrer também áreas avermelhadas, com escamação e pus nos cantos da boca.

Diagnóstico

Aparelhos Ortodônticos

Para se diagnosticar a comissurite, muitas vezes é preciso realizar exames de raspagem do material das áreas afetadas, para uma melhor identificação da infecção.

Tratamento

Na maioria dos casos a doença desaparece em pouco tempo com o uso de medicamentos nos locais onde ocorreram as lesões. Durante esse tratamento, deve-se evitar ao máximo alimentos e bebidas ácidas, as quais podem irritar o local, dificultando a cura.

Em casos mais raros ou onde houve má oclusão da boca em decorrência da doença, são necessários tratamentos mais longos, que podem ser por via oral ou até cirurgicamente, dependendo da gravidade da doença.

 

 

 

Fontes de Informação

ABC da Saúde

Culturamix.com

aopassardos15.blogspot.com