Cólica Renal: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamentos

Cólica Renal

O que é?

A cólica renal é caracterizada por ser uma dor aguda e intensa proveniente dos rins. É uma dor oscilante, com intervalos, por isso o nome cólica. É atualmente uma das urgências médicas mais frequentes, que exige do profissional de saúde um rápido diagnóstico e um tratamento eficiente. Na maioria das vezes é causada por cálculos renais e/ou no ureter. Esses cálculos tendem a causar a obstrução da urina proveniente dos rins, que por consequência disso, tendem a dilatar-se. Tal dilatação é a fonte da cólica renal.

Sintomas

  • Forte dor lombar, a qual pode irradiar-se para o abdômen e para os testículos, no caso dos homens, ou para os grandes lábios, no caso das mulheres.
  • Ardência ao urinar (caso a obstrução atinja locais mais baixos);
  • Náuseas;
  • Vômitos.

Diagnóstico

O primeiro exame a ser realizado é o físico, onde o médico bate com o punho fechado no local onde se localizam os rins do paciente. Após o exame físico, é feito exames de urina, a fim de constatar se há sangramento microscópico, no caso de pedras nos rins.

Exames que também são bastante importantes para o diagnóstico são os exames de imagem, como radiografia, urografia venosa, ecografia e tomografia computadorizada (nos casos de difícil diagnóstico). Na maioria das vezes, o diagnóstico é feito sem nenhuma dificuldade.

Tratamento

Primeiramente, deve-se tratar a dor com analgésicos e medicamentos anti-inflamatórios. Dependendo da intensidade da dor, tais medicamentos são administrados por via oral, intravenosa ou intramuscular. Há a opção do paciente poder ser tratado em casa, entretanto se o quadro piorar, deve ser realizada a internação hospitalar, a fim de que sejam administrados medicamentos mais fortes, como os opiódes, que são analgésicos muito poderosos, muito usados em quadros de câncer.

Quando a dor é controlada, o próximo passo é tratar a obstrução, através da retirada do cálculo, que pode ser feita com o uso de cateteres. Após terminado o tratamento, o paciente deve fazer exames a fim de detectar a causa dos cálculos, que pode ser feita com a realização de exames de urina.

Fontes de Informações

ABC da Saúde

uronline.unifesp.br

mulherbeleza.com.br

calculosrenais.com.br