Ciclo sexual feminino

Ciclo Sexual da MulherDesde a formação embrionária, o corpo feminino já recebe as células que se transformarão em óvulos em seus ovários no futuro.  Estas células encontram-se dentro de estruturas chamadas folículos ovarianos, que se desenvolvem na adolescência sob ação dos hormônios e secretam o hormônio Estrógeno . Todos os meses, um dos folículos se rompe, liberando um óvulo, o que chamamos ovulação.

O ciclo sexual feminino estrutura-se basicamente em torno da ovulação e a produção dos hormônios femininos progesterona e estrógeno, responsáveis diretos por todas as alterações de humor e da libido feminina ao longo do ciclo menstrual. Este ciclo tem uma duração diferente para cada mulher, podendo ser de 28 ou de 30 dias, contando-se a partir do primeiro dia da menstruação ao dia anterior da próxima menstruação.

O útero e os ovários funcionam de maneira cíclica e não contínua e seus ciclos são chamados de ciclo uterino e ciclo ovárico.
Ciclo Sexual da Mulher

Ciclo menstrual (ciclo ovárico)

Apesar de algumas variações, normalmente a menarca (primeira menstruação) ocorre por volta dos treze anos de idade e significa que o corpo já está preparado para a reprodução.

O ciclo menstrual pode ser dividido em três fases:

  • folicular: são os quatorze dias que o folículo ovariano leva para crescer e desenvolver a gameta a ser liberada na ovulação.  Esta é a fase em que há a produção de estrogênio, que vai aumentando progressivamente com o desenvolvimento do folículo e tem seu pico de produção pouco antes da ovulação.
  • Ovulatória: após os quatorze dias de preparação, o folículo se rompe e o óvulo desce pelas Trompas de Falópio, a espera da fecundação pelo espermatozóide, quando não há esta fecundação, o óvulo continua descendo.
  • Luteínica: quando o óvulo não é fecundado, começa  a se degenerar, saindo com o fluxo sanguíneo da  menstruação. Nesta fase é produzido o hormônio progesterona, que tem sua baixa com o fim do ciclo, quando há a menstruação.

A produção dos hormônios femininos regula diretamente o funcionamento uterino, regulando as fases cíclicas do Endométrio uterino.

Ciclo uterino

São três fases do ciclo uterino:

  • Menstrual: nesta fase ocorre a destruição parcial do Endométrio, devido à baixa concentração dos hormônios ovarianos. Quando sangue e fragmentos de tecidos são expelidos, constituindo a menstruação.
  • Proliferativa: nesta  há o desenvolvimento em espessura do endométrio, devido ao aumento do Estrogênio que ocorre na fase folicular.
  • Secretora: continua aumentando o endométrio e a atividade secretora das glândulas nele existentes, devido à ação dos hormônios Progesterona e Estrogênio produzidos na fase luteínica.

Fontes de Informações

scribd.com

gravidezematernidade.weebly.com

abcdasaude.com.br