Causas das dores no pescoço

O pescoço é uma das partes do nosso corpo mais vulneráveis à lesões e outros fatores que causam tanta dor quanto movimentação limitada de sua articulação. Muitas pessoas veem uma dor no pescoço como uma dor temporária, que em pouco tempo irá passar, entretanto, existem casos onde se necessita de um diagnóstico para saber sua causa, a fim de aliviar os sintomas com um tratamento adequado.

As dores no pescoço podem ser causadas por uma gama de fatores, podendo ser resultante de algumas anormalidades nos músculos, nervos e ligamentos, bem como nas juntas e ossos da espinha. Tais anormalidades podem ser fruto de lesões, luxações, uso prolongado das partes mencionadas ou má postura. Existem também casos raros, onde a causa são infecções ou tumores. Muitas pessoas, por conta dos problemas no pescoço, podem desenvolver dores que se irradiam para os braços, ombros e as costas.

Má Postura, uma das causas das dores no pescoço

Outra causa são as doenças degenerativas como a artrite óssea e a reumática, sendo essa última a causadora da destruição das juntas do pescoço. Pode ocorrer também, em pessoas mais velhas, a osteoartrite, que surge devido ao desgaste das juntas do pescoço. A degeneração do disco cervical também é uma causa desse tipo de dor, geralmente associada à hérnia de disco.

Lesões em acidentes automobilísticos, de mergulho ou até domésticos podem levar à dor no pescoço, por ser bastante vulnerável. Existem outras causas das dores no pescoço, porém mais raras, como anormalidade congênita das vértebras, tumores, entre outras.

O tratamento é feito de acordo com a causa que provocou a dor. Se houver alguma lesão, procure imediatamente um médico. Caso não haja lesão no local da dor, deve-se procurar ajuda médica quando a dor for severa, contínua e persistente; se irradiar para as costas, ombros ou braços ou acompanhada de formigamento, dores de cabeça e falta de sensibilidade. Se a dor for causada por algum motivo sério e não for tratada, pode deixar sequelas irreversíveis.

Fontes de Informações

iof.com.br

boasaude.uol.com.br