Causas da anemia

Todo nosso corpo necessita de oxigênio para sobreviver. Aqueles que transportam oxigênio para nossos órgãos são chamados de hemoglobinas (células vermelhas que fazem parte do sangue).

A anemia é a falta de células vermelhas no sangue.

São muitos os motivos que geram esta doença, sendo os mais comuns: grande perda de sangue, falta de ferro no organismo e alta taxa de mortalidade e hemoglobinas.

Anemia

Anemia causada pela perda de sangue:

Traumas, câncer, menstruação pesada, sangramento no trato digestivo ou urinário, são possíveis situações que podem gerar considerável perda de hemoglobinas, o que acaba ocasionando a anemia.

Anemia

Anemia causada pela falta de ferro  no organismo:

Dietas pobres não só em ferro, mas também em ácido fólico, vitamina B12, vitamina C, riboflavina e cobre podem propiciar o surgimento da anemia.

Anemia

Anemia causada pela alta taxa de destruição das células vermelhas:

Algumas condições podem ocasionar a destruição das hemoglobinas. Um exemplo é o baço inchado ou alguma doença neste órgão.

Doenças hereditárias, como talessemia, anemia falciforme e a falta de certas enzimas podem facilitar o desenvolvimento da doença.

Desordens imunológicas, infecções, certos medicamentos, e reações a transfusões de sangue, podem gerar a anemia hemolítica.

Fontes de informações:

http://www.copacabanarunners.net/anemia-causas.html

http://www.portais.ws/?page=art_det&ida=642