Casas com edículas: veja fotos de belos “puxadinhos”

O que é a edícula?

As casas podem contar com o chamado “puxadinho” nos fundos do quintal, ou seja, uma edícula, ou ainda chamado anexo. Essa construção tem como finalidade, em alguns casos, a locação.

A edícula é uma construção compacta, afinal, seu tamanho é reduzido, mas mantém as funções básicas para acomodar confortavelmente de uma a três pessoas, com quarto, cozinha e sala, banheiro e área de serviço.

O tamanho, logicamente, dependerá do espaço dsiponível para a construção e a finalidade da mesma. Embora muitas pessoas aluguem as edículas, na maioria dos casos essa construção extra serve mesmo para aumentar o espaço útil da casa principal, como um espaço de lazer, estúdio de trabalho ou ainda um espaço para o relaxamento de um ou mais moradores da casa.

Como planejar a construção?

Quase sempre, a edícula é construída assemelhada à casa principal, inclusive com a cor e as aberturas iguais, mas isso não é uma regra, pois, em certos casos, também pode ser cosntruída com materiais diferentes por conveniência, como em tijolo à vista ou com aberturas diferentes. Seja como for, a edícula exige tanto planejamento quanto uma casa principal, porque deve ocupar um espaço pequeno de forma eficiente e esteticamente agradável.

Como o espaço é limitado, a criatividade e o bom senso devem ser auxiliares constantes na elaboração do projeto, sendo a maior parte das edículas planejada pelos proprietários da casa, mas também sendo executadas pelos profissionais arquitetos ou engenheiros.

Veja fotos de casas com edículas

Foto de casa com edícula Foto de casa com edícula Foto de casa com edícula Foto de casa com edícula Foto de casa com edícula